sábado, 25 de setembro de 2010

África: De fora para dentro

Em comum têm África. Como lugar de nascença, de origem. Ou como lugar de descoberta, no olhar que pousam com as suas objectivas sobre o continente. São mais de 20 fotógrafos, não só africanos, sobretudo contemporâneos, artistas cujos nomes estão ligados a prestigiados prémios ou exposições, livros ou trabalhos na imprensa internacional. Nomes como Cedric Nunn, Daniele Tamagni, Delphine Diallo, Andrew Dosunmu ou Zanele Muholi e muitos outros. Podemos já ter visto alguns dos seus trabalhos publicados. Podemos agora vê-los na exposição "Africa: See You, See Me" no Museu da Cidade, que abriu dia 23 passado no museu da Cidade(até 28 de Novembro), iniciativa do Africa.Cont e da Câmara Municipal de Lisboa. No conjunto, estão artistas da África dos Sul, camarões, Senegal, muitos italianos e também um moçambicano - Luís Bastos - e alguns portugueses - Pauliana Pimentel, Alfredo Munoz de Oliveira e Inês Gonçalves/Kiluange Liberdade (este angolano).
As fotografias deste colectivo, juntas, permitem não só contrastar olhares como confrontar uma visão geracional sobre África, porque a esta nova geração de uma África cosmopolita juntam-se artistas como o maliano Malick Sidibé de 74 anos que, ao mesmo tempo, realiza uma exposição individual no Palácio das Galveias, em Lisboa, integrada nas actividades paralelas do DocLisboa.
Uma das propostas da mostra que, depois de Lisboa, segue para o Gana e a Nigéria (depois de ter passado em Florença e Nova Iorque), é retratar a história da fotografia africana. Algumas imagens são de arquivo, mostram o que eram os primeiros retratos etnográficos (alguns de autor desconhecido) e estão numa das três secções da exposição, com curadoria do dramaturgo nigeriano Awam Amkpa.
A exposição, que partiu de uma ideia deste antigo professor de teatro e de televisão em Inglaterra e actualmente professor associado na New York University, pretende ir mais longe e retratar também a influência da fotografia do continente em imaginários não-africanos e da diáspora africana. As duas outras secções são retratos de africanos nas cidades para onde migraram e fotografias de África por fotógrafos não-africanos.

1 comentário:

Alexandre Correia disse...

Olá Bé,

Vi os anúncios desta exposição, creio que na RTP2, e fiquei desde logo curioso. Mas agora, depois de ler a sua apresentação da exposição, fiquei com a certeza de que em breve a irei ver. Sinto-me particularmente curioso...

Beijo,

Alexandre Correia