quarta-feira, 29 de julho de 2009

Malam Bacai Sanhá é o novo Presidente da Guiné-Bissau


Malam Bacai Sanhá é desde hoje o Presidente eleito da Guiné-Bissau, com 63,5 por cento dos votos expressos à segunda volta; e o seu adversário, Kumba Ialá, aceitou formalmente a decisão popular. A data da tomada de posse ainda não está marcada, sendo necessário aguardar que sejam homologados os resultados, por agora provisórios.
Na semana passada os dois candidatos tinham-se comprometido a respeitar os resultados, quaisquer que eles fossem, e que o derrotado ficaria com o estatuto de um antigo chefe de Estado, com segurança pessoal, residência e meios de transporte.
A abstenção nesta segunda volta, domingo último, foi de 39 por cento dos perto de 600.000 eleitores inscritos; ligeiramente menos do que à primeira, quatro semanas antes.

Perfil de Bacai Sanhá:

Malam Bacai Sanhá (5 de maio de 1946) é um político de Guiné Bissau, que actuou como presidente de seu país de 14 de maio de 1999 a 17 de fevereiro de 2000 e foi reeleito em 28 de junho de 2009. Anteriormente foi o presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau de 1994 a 1999. Sanhá venceu as eleições presidenciais de 2009 pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
Um membro de longa data do PAIGC, Sanhá serviu como governador das regiões de Gabú e Bafatá antes de se tornar Presidente da Assembleia Nacional Popular em 1994. Em 26 de novembro de 1998, Sanhá lidera a primeira sessão da Assembleia Nacional Popular desde o início da guerra. Embora Sanhá tenha sido tanto um crítico dos rebeldes quanto de Vieira, ele concentrou as suas críticas mais em Vieira.
Depois da expulsão de Vieira em 7 de maio de 1999, Sanhá foi nomeado como Presidente eleito pela junta militar liderada por Mané em 11 de maio. A sua nomeação para suceder Vieira foi interpretada como sendo de acordo com a constituição, e ele permaneceu no poder até que novas eleições pudessem surgir. Sanhá fez o juramento em 14 de maio, prometendo paz e um fim à perseguição política.
No primeiro turno da subsequente eleição presidencial, ocorrido em 28 de novembro de 1999, Sanhá venceu com 23,37% dos votos. Na segunda eleição, em 16 de janeiro de 2000,conquistou apenas 28% dos votos, contra 72% de Kumba Ialá. A junta militar, liderada por Mané, apoiou a sua candidatura.

1 comentário:

lumadian disse...

Mais um forte candidato a morrer assassinado...