sábado, 20 de junho de 2009

"Aquele Querido Mês de Agosto" chegou a França


Vale a pena falar de novo deste filme!!!

O filme de Miguel Gomes é a estreia da semana nos principais jornais franceses: o "Le Monde" chama-lhe "um monstro delicado, que faz o espectador feliz".
"Aquele Querido Mês de Agosto", o filme de Verão que Miguel Gomes fez numa "aldeia / perdida na beira", concelho de Arganil, teve hoje finalmente estreia comercial num país onde já tinha dado sinais de poder ser muito bem recebido depois da passagem pela Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, em Maio do ano passado.
Confirma-se: está a ser muito bem recebido. É a estreia da semana em todas as publicações especializadas, a começar pelos "Cahiers du Cinéma", que dedicam a "Aquele Querido Mês de Agosto" um longo texto em que o Cyril Neyrat inscreve o filme na tradição do "melhor do cinema português" que sempre "negligenciou a velha divisão entre os géneros e amou demasiado a realidade".
No "Le Monde", Jacques Mandelbaum chama-lhe "um monstro delicado, que faz o espectador feliz" ("Há qualquer coisa de mágico na maneira como o cineasta convence o espectador a partir com ele à procura do seu tema") e "faz soprar o vento louco da liberdade sobre a planície do cinema": "A infiltração permanente dos registos, a combustão lenta dos grandes motivos que atravessam o díptico, a mistura carnavalesca dos humores e dos sentimentos, o desejo de reencontrar a crença na ressurreição estivalç de uma cultura popular perdida fazem de ‘Aquele Querido Mês de Agosto' um filme discretamente revolucionário, uma obra incandescente e bucólica, moderna e romântica". O "Libération" faz uma chamada de capa e diz que este filme não se parece com nada, a não ser "com o caos doce de um baile de 15 de Agosto". Ainda há mais: a revista "Les Inrockuptibles" nota que "Aquele Querido Mês de Agosto" demonstra um "virtuosismo discreto", o "L'Humanité" acrescenta que é um "filme raro".
Depois destas onze cidades francesas - Paris, Caen, Grenoble, Lyon, Tours, Nantes, Angoulême, Bordéus, Marselha, Nancy e St. Ouen l'Aumône -, o filme de Miguel Gomes terá outras estreias internacionais já confirmadas em Espanha, no Brasil, na Argentina, no Paraguai e no Chile.

Boa!

Sem comentários: