segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Lutetia

26 de abril de 1945. Os primeiros deportados que sobreviveram aos horrores dos campos de concentração nazis encontraram a liberdade em solo francês. Foi em Saint-Germain des Prés, na esquina da Boulevard Raspail com a Rue de Sèvres, que tudo aconteceu no famoso Hotel Lutetia. Muitos deportados ficaram aqui até ao fim do mês de Agosto e muitos deles souberam aqui da morte ou desaparecimento dos seus parentes e conhecidos. O Hotel Lutetia também acolheu deportados estrangeiros e crianças judias de Buchenwald, combatentes da resistência polonesa presos na França, republicanos espanhóis capturados em 1940 e deportados para Mauthausen. Se Lutetia era um lugar de regresso à vida, também era símbolo da dimensão da tragédia, especialmente para aquelas famílias que vinham ao hotel todos os dias e esperavam encontrar algum parente.
Através de quinze Posters, a exposição aborda os diversos aspectos levantados pela recepção dos sobreviventes. Como é que o governo acabou por escolher, em Paris, um local de encontro e de controlo reservado para deportados? Quem fez parte desta gestão? Qual o papel da Resistência na logística desta acção?
Temática interessante e rica em informação com alguns objetos expostos valiosos e que justificam por si só a visita, nomeadamente, sapatos usados por deportados nos campos de concentração e também algumas peças de vestuário. De realçar a exposição de uma 'Estrela de Judeu' que os judeus usavam ao peito. No entanto, tamanha e vasta informação e conteúdo deveriam ser tratados de forma menos aborrecida nos Posters expostos. A disposição dos Posters também é deficitária e prima pela falta de espaço da galeria.


9 a 14 Janeiro 2017 
Salle Aurore,avenue Lafayette.
Rochefort

Sem comentários: