sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Florence: Quem é Essa Mulher?

O diretor Stephen Frears, aposta num filme com registo cómico para nos apresentar Florence Foster Jenkins, uma mulher herdeira de uma grande fortuna, com uma paixão enorme pela música, mas sem o mínimo talento para o que ela mais gostava de fazer: cantar opera. Para tal, investe numa interpretação simplificada das relações humanas e na narração dos típicos códigos de convívio entre as classes sociais. Mais, privilegia a doença e um triângulo amoroso em detrimento da arte e do canto. E a atenção é dedicada à perseverança e persistência no concretizar de um sonho, que só é possível graças à fortuna que tudo compra e à excentricidade que tudo transforma. 
Frears ridiculariza a personagem nos momentos de canto mas alimenta-a de piedade e compaixão quando desnuda os seus medos, receios e alguma ingenuidade. É uma personagem pouco dada a realismos mas que merece aqui alguma misericórdia, puxada no humanismo da sua excentricidade. 
O elenco é cheio de talento: Hugh Grant e Meryl Streep. Bastavam. Mas podemos ainda surpreendermo-nos com a excelente exibição de com Simon Helberg. 
Florence: Quem é Essa Mulher? parece-me um filme frio em termos narrativos, mas cinematograficamente e enquanto narrativa cómica, cumpre bem os seus objetivos

Sem comentários: