segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Michelle Obama deu o Óscar de Melhor Filme a 'Argo'



Foi uma das noites de premiação mais dividida. E até mesmo com o acontecimento raro de ter atribuído um Óscar ex-aequo numa das categorias (a de Melhor Montagem de Som, a 00.30 Hora Negra e Skyfall). Feitas as contas finais, A Vida de Pi, de Ang Lee, juntou o maior número de prémios (quatro), um deles para Melhor Realizador. Sem surpresa Argo venceu a categoria de Melhor Filme, arrecadando ainda outros dois prémios (Montagem e Argumento Adaptado). Um outro filme acabou a noite também com três Óscares. Foi Os Miseráveis, um deles para Melhor Atriz Secundária.
As maiores surpresas da noite chegaram com os prémios de Melhor Realizador para Ang Lee e Melhor Atriz para Jennifer Lawrence, em Guia Para Um Final Feliz. Surpresa foi também a presença (a partir da Casa Branca) de Michelle Obama, que entregou o Óscar de Melhor Filme.
A cerimónia, como estava anunciado, celebrou o cinema musical e homenageou James Bond. Adele, que cantou em palco, venceu aqui o primeiro Óscar alguma vez entregue a uma canção para um filme do espião 007 ao triunfar na categoria de Melhor Canção.
Veja aqui, como foi a noite.
04.55 - 'Argo' vence Melhor Filme
A vitória de 'Argo"é a da mediania segura, política e cinematograficamente. E muito absurda, porque Ben Affleck não estava nomeado para Melhor Realizador. E 'Argo' faz também o 'comeback' do ano. Balanço: uma cerimónia de novo longa e irregular demais, e, com algumas exceções, uma premiação entre o mediano e o medíocre.
Alguém quer explicar esta cerimónia? Do triunfo da banalidade à consagração da previsibilidade... Sem tendências, parece que este ano os Óscares tiveram medo: da grandeza de Emmanuelle Riva à precisão de "Lincoln". Um ano para esquecer. 
04.54 - Michelle Obama apresenta a categoria de Melhor Filme
04.48 - Daniel Day-Lewis ganha Óscar de Melhor Ator, em 'Lincoln'. É o primeiro ator a vencer por três vezes esta categoria.
Daniel Day-Lewis merece o Óscar, mas se tivesse havido um empate com Joaquin Phoenix, não teria ficado mal. - 
04.42 - Oscar de Melhor Atriz para Jennifer Lawrence em 'Guia Para Um Final Feliz'
04.34 - Ang Lee ganha Melhor Realizador por 'A Vida de Pi'
Ang Lee ganha o Óscar de Melhor Realizador com o seu único mau filme. Está tudo dito. 
04.26 - Quentin Tarantino ganha Melhor Argumento Original com 'Django Libertado'
Tony Kushner perdedor (Óscar melhor argumento adaptado). Só nesta cerimónia alucinada é que isto que pode acontecer. Mas, ao mesmo tempo, eis um dos Óscares mais merecidos da noite: Tarantino pelo brilhante "Django Libertado". Parabéns! 
Tarantino tem o segundo bónus de consolação da noite em Argumento Original e 'Argo' ganha, absurdamente, em Argumento Adaptado. Dois tiros ao lado. 
04.23 - 'Argo' ganha Melhor Argumento Adaptado
04.16 - 'Skyfall' ganha Melhor Canção
Finalmente um Óscar para uma Bond Song. É justo pela história de 50 anos com belas canções. Pena que chegue com uma que está longe do melhor da tradição 007. 
Segundo Óscar para 007 com a ajuda preciosa da imponente Adele. 
04.10 - 'A Vida de Pi' ganha melhor Banda Sonora
Era talvez a mais banal e mais desinteressante das nomeadas e ganha? Mychael Danna já fez melhor... Thomas Newmann merecia o prémio por 'Skyfall' 
03.48 - Melhor Direção Artística para 'Lincoln'
03.32 - Óscar de Melhor Montagem para 'Argo'
Na TVI chamaram ao montador de "Argo" (vencedor de melhor montagem) um "especialista da montagem"... Que dizer da noção de tempo que reside em cada plano de "Lincoln"? Pois. 
'Argo' ganha primeiro Óscar e não se deve ficar por aqui. Um filme onde a montagem é dispicienda. 
03.22 - Melhor Atriz Secundária para Anne Hathaway em 'Os Miseráveis'
Mais certo do que a morte e os impostos: Óscar de Melhor Actriz Secundária para Anne Hathaway, a actriz certa no filme errado. 
03.14 - Melhor Montagem de Som ex-aequo para '00.30 Hora Negra'e 'Skyfall'
Os empates são raríssimos nos Óscares, mas este valeu a pena: Kathryn Bigelow/007 Skyfall 
03.12 - Melhor Mistura de Som para 'Os Miseráveis'
Como faz muito barulho, 'Os Miseráveis' ganham Óscar de Som. 
03.09 - Entrega dos Óscares técnicos e científicos.
02.50 - Melhor Filme em Língua Estrangeira para 'Amour'
Discurso contido mas tão comovido quanto comovente: eis Michael Haneke a receber o Óscar de melhor filme estrangeiro para um dos maiores títulos dos últimos tempos -Amour, essa obra que levo comigo até o futuro distante. 
'Amor' ganha justamente Óscar do Melhor Filme Estrangeiro e com isto pode ter acabado parte da sua premiação: nas categorias de Filme e Realizador. 
02.44 - 'Searching For Sugar Man' ganha Melhor Longa Documental
02.36 - 'Inocente' ganha Melhor Curta Documental
02.33 - Melhor Curta Metragem de Imagem Real para 'Curfew'
02.19 - Melhor Caracterização para 'Os Miseráveis'
'Anna Karenina' é só pano, natural que ganhe o Óscar de Guarda-Roupa 
02.10 - Melhores Efeitos Visuais para 'A Vida de Pi'.
01.59 - 'Brave Indomável' ganha Melhor Longa Metragem de Animação.
01.58 - Papermen, dos estúdios Disney, ganha Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.
Compensou a estratégia de colocar o filme no YouTube para toda a gente ver. Boa estratégia. 
O Óscar de Melhor Curta de Animação vai para 'Paperman', um belíssimo filme que junta o melhor de dois mundos: a animação digital e a desenhada à mão. 
01.47 - Christoph Waltz ganha segundo Oscar como Melhor Ator Secundário, desta vez por 'Django Libertado'. Todos os nomeados para melhor ator secundário já tinham ganho pelo menos um Óscar.
Merecido o segundo Óscar para o ator austríaco em colaborações com Tarantino. Cria-se um par incontornável? A ver... Mas dava o prémio a Tommy Lee Jones. 



Sem comentários: