domingo, 3 de fevereiro de 2013

Beasts of the Southern Wild


Beasts of the Southern Wild é a história de Hushpuppy (Quvenzhane Wallis), uma menina de seis anos que vive com o pai, Wink (Dwight Henry), em Bathtub, uma pobre comunidade isolada do "mundo real", a fazer lembrar a Nova Orleães pós furacão Katrina. Situada abaixo do nível do mar, esta comunidade  é constantemente fustigada por tempestades, o que leva os seus habitantes a procurarem refúgio temporário no mar, em jangadas improvisadas para o efeito.
É nestas circunstâncias adversas que pai e filha irão estabelecer uma relação conflituosa, com momentos de tensão gerados pela tentativa de Wink de preparar a sua filha para eventualidades que possam surgir no futuro. No fundo, a educação austera exercida pelo pai acaba por ser uma prova do amor fraternal que nutre pela filha, e que os levará a atravessar esta odisseia juntos.
Quvenzhane Wallis. Dois nomes que vão dar que falar no futuro e que ajudam a explicar o sucesso deste Beasts of the Southern Wild. Dois nomes de uma actriz estreante que, com apenas nove anos, consegue apresentar uma maturidade e autenticidade raras, características que muitos actores já veteranos tardam em alcançar (se é que alguma vez o conseguem). Mas é a interacção com o pai, interpretado pelo também estreante Dwight Henry, que torna tudo tão especial. Os dramas vividos, as trocas de olhares, a cumplicidade entre ambos, são momentos de pura magia que levam o espectador a emocionar-se.
Mas nem tudo são rosas no que ao argumento diz respeito. A tentativa do realizador Benh Zeitlin de  englobar diversos temas no filme acaba por ser prejudicial ao desenrolar do mesmo. A tempestade que se abate sobre Bathtub soa mais a um pretexto para alertar sobre as alterações climáticas do que propriamente um mecanismo inerente ao filme. Para além disso, as alusões alegóricas e metafóricas parecem descontextualizadas do que pretende ser uma simples história de amor. 
Beasts of the Southern Wild é uma obra original e actual, predicados cada vez mais raros nos dias que correm. Apesar de alguns aspectos menos conseguidos, nomeadamente a incorporação de elementos que desvirtuam o conceito base, e alguns estereótipos que poderiam ter sido evitados, este filme é recomendado pela sua audácia e história "larger than life". 

Sem comentários: