quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

FESTin

A edição deste ano do festival tem várias novidades na sua programação, com destaque para as homenagens ao Festival do Gramado (com a exibição de diversos filmes premiados na última edição do festival brasileiro) e ao cinema de Angola (através de uma parceria com o Instituto Angolano de Cinema Audiovisual e Multimédia).
O festival estreia ainda uma maratona de documentários, uma mostra dedicada ao público infantojuvenil e o I Encontro Internacional de Jornalistas de Cinema. Além das novidades desta 4.ª edição, haverá também o programa habitual do FESTin, que inclui duas sessões competitivas (longas e curtas metragens), uma mostra de cinema brasileiro, uma mostra de inclusão social e oficinas de iniciação ao cinema.
Os filmes oriundos do Brasil vão marcar, uma vez mais, uma forte presença no festival, mas Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe também estarão representados nos cerca de 80 filmes que serão exibidos. A organização lançou ainda uma campanha de financiamento coletivo, com o objetivo de reunir um valor monetário que será depois entregue, juntamente com um troféu, aos vencedores do festival.
O FESTin foi criado em 2010, com o objetivo de celebrar e fortalecer a cultura lusófona através do cinema e do intercâmbio cultural entre os países de língua portuguesa. Em três edições completas e cinco mostras itinerantes, em Portugal e no Brasil, o FESTin conseguiu um público total de cerca de 10 mil espetadores.


Sem comentários: