segunda-feira, 19 de março de 2012

Monstra12

Nesta 11.ª edição, a Alemanha apresenta-se como país convidado no qual se destacam nomes como George Pal e Gil Alkabetz, Oskar Fischinger e Solveig von Kleist. A não perder também, as retrospectivas dedicadas ao trabalho dos realizadores alemães Lotte Reiniger e Bruno Böttge. 
Num programa com mais de cem filmes, revelam-se as sátiras e percorrem-se diversas épocas culturais mostrando, através de uma abrangente retrospectiva, a história da animação alemã. Em paralelo, a programação infantil apresenta o ciclo alemão Aventureiros (no cinema São Jorge, 24 de Março, às 10h30), onde os mais pequenos poderão ver, por exemplo, um sapo que se enamora por um chinelo.   Num confronto entre os melhores filmes apresentados nos últimos dois anos, chega-nos a competição de curtas-metragem de animação. 
No domínio português, a competição conta com dez participações. Novidade deste ano é a criação do Prémio SPA - Vasco Granja que visa distinguir o melhor filme de animação português produzido em 2011. Nomes como Mário Gajo de Carvalho, Zepe e Humberto Santana, André Ruivo ou João Fazenda não vão faltar.   O festival continua a apostar no diálogo da interdisciplinaridade artística. A Monstra associa-se ao Museu da Marioneta, para apresentar duas exposições ligadas ao do cinema de animação: Marionetas de Animação e Projecto [RE]Animar (ambas até 25 de Abril).

No cinema São Jorge estão ainda presentes duas exposições: uma homenagem ao realizador português José Abel (também no átrio da Fundação Calouste Gulbenkian) e a exposição Mix República, que mostra 25 filmes sob o tema A República na Minha Terra, revelando um pouco mais sobre a implantação da República ao longo do país.   Para os entusiastas do cinema de animação japonês, este ano haverá nova retrospectiva. Dois destaques: "Ghost in the Shell", do realizador Mamoru Oshii, e "Winter Days", de Kihachiro Kawamoto.    A Monstra 2012 apresenta ainda diversas sessões na Fundação Calouste Gulbenkian: os Óscares da Animação, Históricos ou Best of the World são alguns dos ciclos retrospectivos.  

Dedicada ao universo infantil, a Monstrinha organiza ainda sessões para as escolas (dos 3 aos 6 anos, 7 aos 12 anos e mais de 13 anos), sessões para pais e filhos e a oficina escolar Animated Post-It® Sticky Notes. A programação inclui ainda a exibição do filme "Bambi", que comemora este ano o 70.º aniversário. No dia 24, quem se deslocar a partir de Lisboa, beneficia de transporte gratuito pela organização até ao Centro de Eventos do Hotel Aqualuz, Tróia.
Aceda aqui à programação.

Sem comentários: