quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Festival Rotas e Rituais

O Festival Rotas & Rituais está de volta a Lisboa, desta vez com o Cinema São Jorge a servir de palco. Entre quarta-feira e domingo passam pela sala lisboeta duetos entre músicos africanos e portugueses, cinema e uma instalação.
Tendo como mote o Ano Internacional dos Povos Afro Descendentes proclamado pela ONU, a IV edição do Rotas & Rituais convida a mais uma viagem, não só pelas história actuais, passadas e futuras, mas também pela língua e por um diálogo comum entre Portugal e os países africanos de língua oficial portuguesa.
O festival arranca hoje, dia 16, às 14h00 com a instalação A Minha Casa é Tua, de Bruno Gaspar. Trata-se de um cubo gigante coberto com imagens criadas por descendentes africanos de língua portuguesa. No interior, será projectada uma sequência de depoimentos que serão realizados com e sobre a comunidade. Às 21h30 é exibido o documentário Vozes de Moçambique, com a presença da realizadora Susana Guardiola.
A partir de quinta-feira, há um dueto por noite. Os primeiros a subir ao palco são Tcheka e Mário Laginha. Na sexta, Nancy Vieira convida Camané, sábado Mirri Lobo convida Rui Veloso e, por fim, Waldemar Bastos e Mingo Rangel encerram o programa musical do Rotas & Rituais.
Os bilhetes para cada filme custam €2 e para cada concerto €10, mas há desconto para quem quiser ir ver mais do que um concerto.
Podem ver o programa completo deste 4ª Rotas e Rituais aqui.

Sem comentários: