O Rio de Janeiro, no Brasil, vai ser a próxima paragem do Festival Português de Curtas Metragens iniciado este ano em Nova Iorque pelo Arte Institute, um colectivo de jovens apostados na divulgação da cultura contemporânea portuguesa.
Ana Miranda, impulsionadora do colectivo que esteve recentemente ligado à exibição em Nova Iorque do documentário "José & Pilar", disse à Lusa que a recepção às "curtas" na metrópole norte-americana veio "mostrar a qualidade, o valor e a originalidade desta nova geração de realizadores portugueses".
"Ficou claro para nós que esta primeira edição do Festival não podia ficar por aqui e que deveria ser realizado noutros países como o Brasil, Espanha, Inglaterra e Alemanha", adiantou.
A edição do Rio de Janeiro, a 09 e 10 de Dezembro, terá lugar no Teatro Cacilda Becker, onde serão mostrados filmes de novos realizadores como Simão Cayatte ("A Viagem") e Yuri Alves ("Broken Clouds") e até o vídeo do artista Vhils para o tema "M.I.R.I.A.M" da banda portuguesa Orelha Negra.
O programa será idêntico ao de Nova Iorque e será encerrado com uma performance pelo artista João Garcia Miguel, que combina teatro, performance e artes visuais.
Paralelamente, o Arte Institute vai abrir no final de Dezembro o concurso para a segunda edição do NY Portuguese Short Film Festival, que acontecerá em Nova Iorque, em Junho do próximo ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário