quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Festa do Cinema Francês arranca esta quinta-feira

A inauguração da festa acontece hoje no São Jorge com a exibição do lendário filme "Le voyage dans la lune", Georges Méliès, na versão restaurada estreada em Cannes 2011 que reproduz as tintagens coloridas com que estreou em 1902 e que traz uma nova banda sonora a cargo do grupo Air.
Carole Bouquet é, depois de Sandrine Bonnaire em 2010, a segunda "madrinha" do festival, e virá apresentar a Lisboa em ante-estreia o seu mais recente filme, "Impardonnables", de André Téchiné. Será igualmente alvo de uma pequena retrospectiva que incluirá "Este Obscuro Objecto do Desejo" de Luis Buñuel.
Já Anouk Aimée vem a Portugal acompanhar uma retrospectiva da sua carreira organizada com a Cinemateca Portuguesa, que acontece entre os dias 7 e 31 de Outubro. Os 16 filmes apresentados incluirão "La Dolce Vita" e "Fellini Oito e Meio" de federico Fellini, "Um Homem e uma Mulher" de Claude Lelouch, "Prêt-à-Porter" de Robert Altman, "A Tragédia de um Homem Ridículo" de Bernardo Bertolucci" e duas obras de Jacques Demy, "Lola" e "Model Shop". "Lola" será, aliás, editado em simultâneo em DVD pela Midas Filmes, no âmbito de uma caixa dedicada ao realizador que inclui ainda "A Baia dos Anjos" e "Um Quarto na Cidade".
Outros convidados da festa serão Radu Mihaileanu, o autor do êxito "O Concerto", que mostra o seu novo filme "La Source des femmes"; o chadiano Mahamat Saleh-Haroun, com "Un Homme qui crie", apresentado a concurso em Cannes 2010; a actriz portuguesa Maria de Medeiros, que apresentará os filmes "Hitler à Hollywood" de Frédéric Sojcher e "Ni à vendre, ni à louer" de Pascal Rabaté; e três das mais aclamadas jovens realizadoras francesas. Mia Hansen-Løve, autora de "O Pai das Minhas Filhas", mostra o novo "Un Amour de jeunesse"; a bretã Katell Quilléveré apresenta "Un Poison violent", exibido em Vila do Conde 2010; e Christine Laurent, habitual colaboradora de Jacques Rivette, traz a sua realização "Demain?", co-produção portuguesa com O Som e a Fúria.
As ante-estreias incluem ainda este ano "De Vrais mensonges", comédia de Pierre Salvadori com Audrey Tautou e Nathalie Baye; "Le Moine", de Dominik Moll ("Harry, Um Amigo que Lhe Quer Bem"), com Vincent Cassel; "Incendies", do canadiano Denis Villeneuve, candidato ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro; "Et Maintenant on va où?", o novo filme de Nadine Labaki, autora de "Caramel"; ou "Elle s'appelait Sarah", de Gilles Paquet-Brenner, onde Kristin Scott Thomas desvenda segredos de família relacionados com o Holocausto num filme que está actualmente a fazer sucesso nos EUA. Destes vinte filmes, apenas cerca de metade estão adquiridos para distribuição em Portugal.
Um ciclo paralelo propõe dez obras de estreia apresentadas na Semana da Crítica do Festival de Cannes, em comemoração do 50º aniversário daquela secção, apresentadas por Xavier Leherpeur do comité de selecção da semana da crítica. Entre eles estão "O Cerco", de António da Cunha Telles, "Le Père Noël a les yeux bleus" de Jean Eustache, "Boy Meets Girl" de Léos Carax ou "Manual de Instruções para Crimes Banais" de Benoît Poelvoorde, Rémy Belvaux e André Bonzel.
E os mais pequenos não foram esquecidos, com a exibição em sessões escolares de um ciclo de animação que inclui os filmes de Sylvain Chomet "Belleville Rendez-vous" e "O Mágico" mas também obras mais recentes como "Les Contes de la nuit" de Michel Ocelot e "Une Vie de chat" de Jean-Loup Felicioli e Alain Gagnol.A Festa será acompanhada por um concerto da cantor-compositor Sorel, a 13 de Outubro, no IFP, e por uma exposição de André Graça Gomes inspirada pelo filme de Robert Bresson "Fugiu um Condenado à Morte".
Como habitualmente, a programação do evento irá viajar pelo país: depois de Lisboa, onde decorre no cinema São Jorge de 6 a 16 de Outubro, seguir-se-ão Almada (Forum Romeu Correia, 12 a 16 de Outubro), Porto (cinema Passos Manuel, 19 a 23 de Outubro), Guimarães (Centro Cultural Vila Flor, 19 a 23 de Outubro), Faro (Teatro Municipal, 22 a 30 de Outubro) e Coimbra (Teatro Académico Gil Vicente, 2 a 8 de Novembro).
Aceda aqui à programação.

Sem comentários: