quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"Rosa Morena" de Carlos Oliveira conquista Prémio Melhor Filme do Festival Queer

O filme brasileiro "Rosa Morena", de Carlos Oliveira, conquistou o Prémio de Melhor Longa-Metragem da 15.ª edição do Festival de Cinema Gay e Lésbico - Queer Lisboa, anunciou a organização na sessão de encerramento do certame.
O Prémio de Menção para o Melhor Actor foi para o chileno Roberto Farias pela interpretação em "Mi Último Round", de Julio Jorquera, e o Prémio de Menção para a Melhor Actriz foi atribuído por unanimidade à actriz alemã Corinna Harfouch no filme "Auf der Suche", de Jan Kurger.

Na cerimónia de encerramento que decorreu no Cinema São Jorge, em Lisboa, foi exibido um filme em retrospectiva: "Taxi zum Klo" (Alemanha, 1980), de Frank Ripploh.

Ainda segundo a organização, o Prémio de Melhor Documentário foi atribuído ao filme indiano "I Am", de Sonali Gulati. O galardão tem um valor de 3.000 euros e é atribuído pela RTP 2, pela compra dos direitos de exibição do filme neste canal.

No Prémio do Público para a Melhor Curta-Metragem foi distinguido o filme de ficção brasileiro "Eu Não Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro. Tem um valor de 1.000 euros, e é patrocinado pela Jameson.

O júri do Prémio de Melhor Longa-Metragem - no valor de 1.000 euros, patrocinado pela Absolut Vodka - foi composto por Beatriz Batarda, Albano Jerónimo e Sam Ashby, que justificou assim a atribuição: "Escolher foi muito difícil, mas acabámos por decidir reconhecer o filme que mais nos desafiou e que levantou o maior número de complexas questões morais".

Adiantou ainda que na escolha pesou "o corajoso e honesto retrato da luta desesperada e, por vezes perigosa, de um homem gay pelo seu direito a ser pai, tendo como pano de fundo o extraordinário cenário das favelas de São Paulo".

Para a eleição de Melhor Actor - o chileno Roberto Farias pela interpretação em "Mi Último Round", de Julio Jorquera, o júri justificou: "Pelo zelo, simplicidade e dedicação à jornada da sua personagem em direcção à aceitação de um inesperado estilo de vida, o ator caracteriza com verdade e humanidade a riqueza do ponto de vista do realizador sobre as contradições dentro de uma pequena comunidade masculina no Sul do Chile".

Em relação ao Prémio para Melhor Actriz - a alemã Corinna Harfouch no filme "Auf der Suche", de Jan Kurger - o júri justificou-a pela "interpretação sólida, económica e contida, da jornada de uma mãe para encontrar o seu filho enquanto lida com uma profunda inquietação interior".

O júri considerou que Corinna Harfouch "foi habilmente ao encontro da visão do realizador da batalha de uma mulher para superar-se a si mesma e atender às necessidades de um outro".

O júri do Melhor Documentário - que coube ao filme indiano "I Am", de Sonali Gulati - foi composto por Miguel Gonçalves Mendes, Claudia Mauti e Franck Finance-Madureira.

"Um filme forte e ao mesmo tempo tocante, numa história relatada de um modo pessoal que, começando na relação da realizadora com a sua mãe, se torna num retrato político e social de um país", justificou o júri.

O Prémio do Público da Secção Competitiva para a Melhor Curta-Metragem foi atribuído à curta-metragem de ficção brasileira "Eu Não Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, com uma nota dos espetadores de 8,7 numa escala de um a dez.

A curta-metragem relata a história de Leonardo, um adolescente cego que tem de lidar com os sentimentos despertados pelo amigo Gabriel.

Nesta edição especial de 15 anos do Queer Lisboa foram exibidos 84 filmes de mais de 30 nacionalidades, com um total de cerca de 8.000 espectadores contabilizados nas sessões de cinema que decorreram durante nove dias no Cinema São Jorge.

Sem comentários: