sábado, 24 de setembro de 2011

"José e Pilar" premiado em festival brasileiro dedicado à língua portuguesa

O candidato português aos Óscares do próximo ano, "José e Pilar", foi eleito o melhor documentário no CinePort - Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa. O prémio foi esta sexta-feira atribuído em João Pessoa, Paraíba, no Brasil, onde a quinta edição do festival decorre até domingo.

Esta é a segunda vez que o filme de Miguel Gonçalves Mendes é distinguido no Brasil, depois de ter arrecadado o prémio do público na Mostra de São Paulo, no ano passado. "José e Pilar" esteve depois em cartaz nas salas brasileiras, na quais teve, durante cinco meses, 40 mil espectadores.

O prémio no CinePort foi comunicado pela produtora do documentário, a Jumpcut, que informa ainda que "José e Pilar" voltará a ser exibido em Espanha amanhã, sábado, no Hay Festival de Segóvia. Pilar del Río, viúva do Nobel da Literatura português e presidente da Fundação José Saramago, estará presente.

O mercado espanhol foi de resto um dos quatro com distribuição comercial do filme, junto com Portugal, Brasil e Itália. México, Estados Unidos e Canadá são os países que se seguem. Mais imediata, a 4 de Outubro, é a exibição na Feira do Livro de Belgrado, que vai contar com a presença do realizador Miguel Gonçalves Mendes.

Sem comentários: