segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Terrakota editam hoje "World Massala"

Tendo como ponto de partida a Índia, os Terrakota, grupo de 'World music' nascido em Portugal, editam hoje "World Massala", o seu quarto álbum de originais.
O trabalho faz jus ao multiculturalismo a que a banda, formada por músicos de várias nacionalidades (portugueses com ascendência africana, italianos e espanhóis), tem habituado o público. Em "World Massala", os Terrakota contaram com vários músicos indianos que conheceram quando, em 2009, foram convidados para actuar nos Himalaias.
Em informação divulgada pela banda, o vocalista e guitarrista Júnior conta como surgiu o trabalho: "Estávamos a trabalhar numa raga Indiana tradicional quando a Ladakh Confluence nos convidou para tocar na Índia, no tecto do Mundo, os Himalaias, em Agosto de 2009. Aproveitámos a oportunidade para gravar com vários musicos indianos e, de regresso a Lisboa, cozinhámos estas gravações com os nossos próprios temperos".
Nesta aventura multicultural de 11 faixas, os Terrakota contam com a colaboração de vários nomes conhecidos do público, como o angolano Paulo Flores e os portugueses Cool Hipnoise.
Para além da sonoridade mestiça, a banda assume ainda "letras subversivas e de consciência política elevada", com alertas para os benefícios da agricultura biológica, contra a indústria farmacêutica enquanto negócio lucrativo ou a favor da livre circulação de pessoas no mundo - "Ninguém é ilegal!", defende a vocalista Romi.
O Hard Club do Porto, recentemente renovado, foi o local escolhido para a  apresentação do novo disco dos Terrakota, que decorreu no passado sábado, dia 30. Em Lisboa, a banda apresenta-se no dia 3 de Dezembro, no Teatro São Luiz, numa actuação no âmbito do Festival Lisboa Mistura.
No seu primeiro single, "World Massala", os Terrakota fazem "um cruzamento entre a Índia e a Jamaica mas também entre o folk do Rajasthan e a Índia clássica" e contam com uma celebridade de Bollywood, a actriz Vasundhara Das. O teledisco é da autoria de Pedro Coquenão e a acção passa-se na cidade indiana de Nova Deli.

Sem comentários: