quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Reedições literárias lançadas na Festa do Avante!

Os títulos constam de uma lista de mais de 10 a editar este ano pelas Edições Avante! e cujas sessões de lançamento decorrem durante a 34.ª edição da festa, que assinala a 'rentrée' política do PCP e decorre de 3 a 5 de setembro na Quinta da Atalaia (Seixal).
As edições deste ano foram seleccionadas tendo em conta o 120.º aniversário da primeira comemoração do 1.º de Maio em Portugal, o 140.º de nascimento de Lenine e o 25.º da edição de 'O Partido com Paredes de Vidro' de Álvaro Cunhal, refere uma nota do gabinete de imprensa do PCP.
A reedição daquela obra do escritor português Ferreira de Castro (1898/1974), editada pela primeira vez em Portugal em 1950, conta com 10 ilustrações do artista plástico José Santa-Bárbara, autor dos desenhos da edição comemorativa dos 20 anos da publicação de 'Memorial do Convento', dada à estampa pela Editorial Caminho em 2002.
A obra 'Os Pedaços de madeira de Deus', do jornalista, escritor, produtor e realizador de filmes senegalês Ousmane Sembene (1923/2007) foi publicada em Portugal pela Editorial Caminho em 1979.
Duas antologias - 'Maio, Trabalho, Luta' e 'O PCP e a Luta Sindical' -, 'Sindicalismo na Revolução de Abril. Memórias', de Américo Nunes, o ensaio 'As voltas que o Mundo Dá...', do sindicalista António Avelãs Nunes, 'Os Avanços Revolucionários na América Latina', do economista francês Rémy Herrera, e 'Sobre Lénine e a Filosofia', do filósofo e catedrático José Barata-Moura, são outras das obras com sessões de lançamento na festa.
Estas sessões -- algumas com a presença de autores - realizam-se na 'Festa do Livro', um espaço habitual daquela iniciativa comunista, na qual vão estar presentes 'dezenas de editores' e onde se pode adquirir obras em promoção ou com desconto, refere a nota do PCP.
Quanto aos espectáculos de música, o certame abre com um concerto pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa, na sexta feira às 22:00, no palco 25 de Abril, o principal palco musical. Onze composições, entre as quais a 'Carvalhesa', um tema tradicional com arranjos de António Victorino de Almeida que estreia no local, preenchem o programa do concerto.
Pedro Abrunhosa & Comité Caviar (sábado às 24:00), Tim, que sobe ao palco com um espectáculo próprio acompanhado pelos Companheiros da Aventura (domingo às 21:00), o Baile Popular, projecto de João Monge e João Gil com cantores alentejanos (sábado às 22:30) e os Deolinda (sábado às 20:00) -- todos no palco 25 de Abril -, constam também do programa.
Bernardo Sassetti Trio (sábado às 22:00), A Naifa, um renovado projecto de homenagem a João Aguardela que voltou ao palco um ano depois da morte deste, ocorrida em Janeiro de 2009 (sábado às 20:00), António Chaínho com Isabel de Noronha e Pedro Moutinho como convidados (domingo às 20:00) e The Flawed Cowboys, um grupo de músicos australianos e irlandeses (sábado às 21:00) -- todos no auditório 1.º de Maio - integram também o programa da festa na qual actuarão perto de 50 músicos e cantores.

Sem comentários: