sábado, 21 de agosto de 2010

Castelo de São Jorge recebe Festival Internacional de Máscaras e Comediantes

Cinco peças de teatro, animação de rua e encontros com criadores completam a programação do VIII Festival Internacional de Máscaras e Comediantes (FIMC), que começa esta quinta-feira no Castelo de S. Jorge, em Lisboa.

Das cinco peças que são representadas no festival, quatro são interpretadas por companhias estrangeiras. A iniciativa prolonga-se por cinco dias e inclui animação de rua (sempre às 16h30), encontros com criadores (18h00 na sala ogival do castelo) e representação de peças (22h00 no castelejo).

"A Idade do Ouro", um espectáculo de "commedia dell´arte", abre esta edição do festival. Interpretada por alunos de um dos cursos da Escola da Máscara ministrados pela Casa da Comédia, tem direcção e encenação de Filipe Crawford.

Na sexta-feira, é a vez da companhia francesa Les Têtes de Bois apresentar "Isabelle, Trois Caravelles et un Charlatan", um espectáculo encenado por Mehdi Benabdelouhhab, com máscaras de Andrea Cavarra. A acção desta peça começa em 1516 em Espanha, no tempo da Inquisição, e a história gira em torno de um actor que é acusado de heresia por ter feito uma peça interdita a relatar a história de Cristóvão Colombo e que apesar de condenado ao cadafalso vê ser-lhe concedida a graça de representar mais uma vez.

No sábado, sobe ao palco "R & G La lacrimosa Storia di Romeo e Giulietta", pela companhia italiana Scenica Frammenti, que consiste numa nova proposta da primeira versão de "Romeu e Julieta" encenada por esta companhia em 1964.

Encenada por Loris Seghizzi, trata-se de um espectáculo próximo de uma paródia antiga e que apela ao envolvimento do público.

"Fabula Buffa", pelo Teatro Picaro de Itália, inspirada em contos populares e na ópera teatral "Mistero Buffo" (1969) do Prémio Nobel da Literatura Dario Fo, é representada no domingo. Dirigida por Carlo Bosso, com criação colectiva e interpretação de Ciro Cesarano e Fábio Gorgolini, esta peça é falada em dialectos locais italianos

No dia 30, segunda-feira cabe ao Spasmo Teatro (Espanha) encerrar o festival, com a apresentação de "Show Park", uma comédia que gira em torno de um banco de um parque que "ganha voz" para contar cenas do quotidiano personificadas pelas pessoas que se sentam nele. Com construção cenográfica de Doublet, "Show Park" é um espectáculo de forte componente musical e tem música de Chomi Ingelmo.

O VIII Festival Internacional de Máscaras e Comediantes é uma iniciativa da Empresa municipal de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), com direcção artística de Filipe Crawford.


Sem comentários: