sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

O Fotógrafo de Mauthausen


Mais um filme que trata os horrores da Segunda Guerra Mundial. E serão sempre de louvar todos os filmes sobre esta temática porque é proibido esquecer todas as atrocidades que aconteceram.
Este filme é porventura sobre uma história menos conhecida do público em geral: no campo de concentração de Mauthausen, na Áustria, um grupo de prisioneiros espanhóis foi preso. Prisioneiros estes que lutaram contra o regime ditatorial de Franco. Um desses prisioneiros, fotógrafo de profissão,  foi 'obrigado' a fotografar acontecimentos dentro daqueles muros, a maioria deles para enaltecer o poderio e a ideologia nazi. Este homem aproveitou para salvar e recuperar inúmeros negativos e mostrar ao mundo as barbaridades cometidas pelos nazis.
Esta é uma história imperdível. O campo de concentração de Mauthausen foi reconstituído ao pormenor. Puro realismo. Chegamos mesmo a sentir a angústia de todos aqueles presos sem rumo e sem esperança. A fotografia em tons acinzentados também ajuda bastante a sentir toda uma tristeza eterna e sofrida.
O fotôgrafo de Mauthausen é um belo filme de homenagem a este herói- Francesc Boix- com belíssimas interpretações e um roteiro extraordinário.

Sem comentários: