domingo, 26 de maio de 2019

I'm Mickael

Filme polémico e controverso, I'm Mickael é uma porta aberta à grande discussão da homossexualidade e religião. Será realmente possível ambas coabitarem em harmonia? Ou simplesmente é impossível misturá-las? Perguntas que se fazem e se expõem neste filme baseado em factos reais sobre um jovem gay americano, co- fundador da revista Young Gay America e defensor dos direitos LGTB, que após alguns episódios e reflexões pessoais, decide negar a homossexualidade e abraçar a vida de pastor numa igreja americana
A mudança radical de vida do personagem está muito aquém do merecido, no meu entender. Fica-se com a ingenua ideia de que o personagem é algo perturbado com episódios do seu passado e num momento de grande ansiedade e medo da morte, decide ouvir a fé interior e olhar para  os céus e descobrir Deus. Deus é ao fim ao cabo uma resposta desesperada para alguém que vive num momento de total interrogação. Quero acreditar que a verdade é muito mais profunda que uma simples mente perturbada que de um dia para o outro decide mudar de vida e de crenças. 
James Franco é um perturbado compulsivo radical bastante competente que se destaca entre um roteiro e direção pouco inspirados , que coloca a religião como elemento castrador e pouco libertador e a homossexualidade como principal inimiga de castrações e faltas de liberdade. Só que a dualidade de ambas as temáticas é muito mais ambígua que tudo isto. 




Sem comentários: