quinta-feira, 15 de maio de 2014

Chroma

Desta exposição “Chroma”, por João Teixeira, salientam-se dois aspetos sempre presentes no trabalho desenvolvido pelo jovem artista: a técnica com que trabalha a cor, envolvendo o seu trabalho em diversas camadas de diferentes tons, e da qual se apresenta um trabalho distinto e envolto numa profundidade desarmante com uma palete de cor que não só prendem a atenção do observador como incitam à viagem deambulante em frente à tela; e a sua necessidade intrínseca de um contato permanente e de proximidade com a condição humana, retratando, mais do que a pessoa, a humanidade dessa pessoa.

“Chroma” apresenta-se com uma série de retratos femininos, quer pelo uso de modelo real bem como com base no trabalho desenvolvido pela fotógrafa holandesa Carla van de Puttelaar, em posições lânguidas e por vezes seminuas, estes trabalhos espelham a quietude e a serenidade, muitas vezes melancólica, da emoção no feminino, que criam um ambiente de intimidade permitida e partilhada com o seu público.

João Teixeira desde o início das primeiras experiências que evolui o seu trabalho através sobretudo do uso de imagens que, isoladamente ou combinadas, servem como ponto de partida. Inicialmente mais realista, à medida que vai pintando a figura começa por se tornar mais abstrata e a cor passa a ter um papel central.

Pincéis, espátulas, talochas, mãos, tudo serve para tentar chegar a uma combinação de cores ou a uma forma de trabalhar que seja distinta e que prenda o observador à pintura. Num método algo arriscado, já que por vezes são destruídas partes erradamente, por outro lado, ao permitir que o erro possa ocorrer cria um desafio adicional, uma dificuldade que tem que ser superada, mas que na maioria das vezes permite ir mais longe em termos criativos.



Mercearia de Arte Alves & Silvestre
De 10/5 até 29/5 

Sem comentários: