quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Festa do Cinema Francês começa hoje e leva Paris a todo o país


O Instituto Francês de Portugal organiza a 14ª Festa do Cinema Francês que acontece, de 10 de outubro a 10 de novembro, em diversas cidades do país. O evento inaugura em Lisboa no dia 10 de outubro com a antestreia de Camille Redouble, com a presença da realizadora Noémie Lvovski. L’Ecume des jours de Michel Gondry, Grand Central de Rebecca Zlotowski e Jeune et Jolie de François Ozon, são outros dos filmes em antestreia na Festa do Cinema Francês. A atriz, realizadora e cantora Agnès Jaoui é este ano a Madrinha do festival e será possível conhece-la nas três vertentes artísticas. Do programa destaca-se também a exibição, da cópia restaurada, de um grande clássico do cinema francês: Hiroshima meu amor de Alains Resnais. O Cinema S. Jorge e a Cinemateca Portuguesa são os locais que acolhem a Festa do Cinema Francês, até dia 20 de outubro, na capital.

Em destaque:
Paris no Cinema
Sete filmes emblemáticos, que têm a cidade de Paris como pano de fundo, são exibidos nesta secção especial. E viveram felizes para sempre…?, de Agnés Jaoui é o filme de abertura. François Truffaut, Jean Rouch, André Téchiné e Léos Carax são outros dos realizadores cujas obras é possível conhecer. Agnés Jaoui encerra esta secção com um concerto no Lux. A programação insere-se no programa Paris-Lisboa, que celebra os 15 anos do Pacto de Amizade entre Lisboa e Paris.

Homenagem e Retrospetiva
Em colaboração com a Cinemateca Portuguesa e com a Midas Filmes é apresentada, pela primeira vez em Portugal, uma retrospetiva de Claude Lanzmann. O realizador, cujo trabalho tem como tema central o Holocausto levantando questões controversas sobre a participação dos judeus no extermínio nazi, estará presente na abertura da retrospetiva com a exibição do seu mais recente filme, Les derniers des injustes. Uma história que regressa à perversidade e crueldade do regime nazi.

Universo da Animação
O realizador Michel Ocelot é a figura em destaque da secção dedicada à animação. O programa, para miúdos e graúdos, inclui vários filmes deste realizador, um dos mestres do género. Kiricou les hommes et les femmes é o seu mais recente filme e pode ser visto na Festa do Cinema Francês em antestreia. Ernest et Céléstine de Stéphane Aubier, Benjamin Renner e Vicent Patar e Aya de Yopugon de Marguerite Abouet e Clément Oubreriethe são outras das antestreias previstas.

Aceda aqui ao programa. 

Sem comentários: