quinta-feira, 24 de outubro de 2013

DocLisboa 2013

Começa hoje a 11ª edição do festival, que se prolonga até 3 de novembro. O filme de abertura, 'Pays Barbare', de Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi, é exibido esta noite na Culturgest.

São mais de 200 os filmes que se poderão ver nesta edição do DocLisboa, entre salas na Culturegest, São Jorge, Cinemateca, City Alvalade e Almada. Pays Barbare, o filme de abertura do festival, regressa aos anos 30 para evocar o que foi o colonialismo italiano em África, na era de Mussolini, através de arquivos privados e anónimos da Etiópia, assim como fotogramas do período colonial italiano.
O festival ficará contudo marcado pela ausência do realizador iraniano, Mohammad Rasoulof, autor do filme de encerramento,Manuscripts Don't Burn. Rasoulof não vai poder presidir ao júri da Competição Internacional, pois o seu passaporte foi apreendido, no passado dia 19 de setembro, após ter apresentado o filme no Festival de Cannes. Manuscripts Don't Burn é um thriller baseado em factos verídicos, rodado clandestinamente no Irão. A direção do festival decidiu deixar vazia a cadeira de Mohammad Rasoulof, "não como uma homenagem mas como uma denúncia de todos os poderes que se opõem à liberdade de expressão e de pensamento" informou Susana de Sousa Dias, um das diretoras de festival, na segunda conferência de imprensa. Manuscripts Don't Burn será exibido no dia 2 de novembro, na Culturgest.
Na secção Riscos, Closed Curtains é o mais recente filme do cineasta iraniano Jafar Panahi, que também se encontra retido no seu país, proibido de trabalhar.
A secção Verdes Anos mostra ao público filmes produzidos no contexto de escolas de vídeo, cinema, audiovisuais e comunicação, assim como em cursos de pós-graduação, relacionados com o cinema, em particular documental.
Heart Beat, secção dedicada a documentários relacionados com a música e artes perfomativas, é de destacar o filme sobre o julgamento dos membros das Pussy Riot, Pussy Riot: A Punk PrayerOlho Nu, sobre a vida e obra de Ney Matogrosso, The Stone Roses: Made Of Stone, sobre os britânicos The Stone Roses, e Mistaken for Strangers, sobre os The National, documentário realizado pelo irmão do vocalista, Matt Berninger.
Aceda aqui à programação. 

Sem comentários: