domingo, 1 de setembro de 2013

MOTELX 2013


O MOTELx regressa ao Cinema São Jorge, de 11 a 15 de setembro. Na sessão de apresentação da sétima edição ficámos a conhecer parte da programação do festival mais arrepiante de Lisboa. 
A secção principal, Serviço de Quarto, apresenta duas antologias: The ABCs of Death V/H/S/2, que incluem cineastas como Simon Rumley, Jason Eisener e Eduardo Sanchez. Destaque também para a presença, pouco habitual, de várias realizadoras num meio maioritariamente masculino: Jennifer Lynch apresenta Chained, Marina de Van assina Dark Touch, e Xan Cassavetes estreia-se nas longas-metragens com Kiss of the Damned.
Os convidados especiais da sétima edição são Hideo Nakata, realizador japonês, mais conhecido pela versão original do filme The Ring e Tobe Hooper, o criador de Massacre no Texas e Poltergeist. Nakata estreou, precisamente este ano, no Festival de Roterdão, The Complex, filme que terá antestreia nacional no festival.
Do programa fazem ainda parte duas obras de género do cinema novo português: O Crime da Aldeia Velha, de Manuel Guimarães, e o westernspaghetti A Promessa, de António de Macedo, ambos adaptações das peças do dramaturgo Bernardo Santareno. Há ainda espaço para a secção Lobo Mau - dedicada aos mais novos, e que homenageia Ray Harryhausen, influente mestre dos efeitos especiais -  e para o prémio Yorn MOTELx Melhor Curta de Terror Portuguesa.
Uma exposição, vários workshops de caracterização e efeitos especiais, uma masterclass e jogos de terror completam a programação.
Aceda aqui ao programa. 

Sem comentários: