sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A VIAGEM DO ELEFANTE


A Praça do Município transforma-se num imenso palco para acolher a chegada do elefante Salomão e da sua comitiva e muitos lisboetas não deixaram de comparecer para assistir à sua viagem.
Salomão é um elefante asiático oferecido pelo rei D. João III ao imperador Maximiliano da Áustria na esperança de o impressionar, com algo que nunca ninguém tinha visto. Foi com esta intenção que se lançou o enorme paquiderme numa viagem através de Portugal, Espanha, através dos Pirenéus e dos Alpes até chegar a Viena sempre acompanhado do tratador Subhro e de um comandante e vários soldados.
Entre várias peripécias, acusações demoníacas e de milagres satisfeitos, Salomão chega à Áustria onde acaba por morrer. É assim que José Saramago nos conta a saga, na sua obra A Viagem do Elefante, que é também uma “metáfora da vida humana” como o próprio definiu.
O espetáculo pode ser visto nos dias 14 e 15 junto aos Paços do Concelho de onde seguiu para Madrid, depois de já ter percorrido outras cidades portuguesas que fizeram parte do traçado sugerido no livro de Saramago. Foi concebido pela companhia ACERT de Tondela, conta com a encenação de Pompeu José e José Rui Martins e banda sonora de Luís Pastor que musicou poemas de Saramago. 

Sem comentários: