quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Festa do Cinema Francês


A comédia "Paulette", de Jérôme Enrico, em antestreia mundial, abre hoje, no Cinema S. Jorge, em Lisboa, a Festa do Cinema Francês que apresentará 52 filmes de produção recente, com particular atenção para os movimentos cívicos pela democracia.
A sessão de hoje conta com a participação da atriz Dominique Lavanant, protagonista do filme.
A 13.ª edição decorrerá até ao dia 14 de outubro na capital, seguindo depois para outras cinco cidades portuguesas. Dos 52 filmes a exibir, 20 são em antestreia nacional.
Uma homenagem ao realizador Olivier Assayas e uma retrospetiva do cineasta Jacques Audiard são outras iniciativas do festival apadrinhado pela atriz e cantora Maria de Medeiros.
A organização, a cargo do Instituto Franco-Português, sublinhou que, além das comédias e dramas, da ficção e documentário que tornam o cinema francês "bastante diversificado, mas com identidade forte", a Festa do Cinema Francês estará "atenta às inquietações e à realidade social".
Depois de Lisboa, a Festa do Cinema Francês seguirá, cronologicamente, para Almada, Faro, Porto, Coimbra e Guimarães, estando confirmadas exibições de alguns filmes em Évora, Estarreja, Seixal e Setúbal.
Aceda aqui à programação. 

Sem comentários: