segunda-feira, 21 de maio de 2012

Espólio de Saramago chegou à Casa dos Bicos


A equipa da Fundação José Saramago acolheu com aplausos a chegada do camião-contentor, cerca do meio-dia, com o espólio do Nobel da Literatura, proveniente de Lanzarote, onde mantinha a residência principal até 18 de junho de 2010, data do falecimento.
"É um momento muito especial e emocionante", disse à agência Lusa Pilar del Rio, presidente da Fundação Saramago, através de um contato telefónico para o México, onde se deslocou para estar presente no funeral do escritor Carlos Fuentes, que era amigo da família.
Composto por livros, manuscritos inéditos, fotografias, correspondência, objetos pessoais de Saramago e o próprio escritório onde escrevia na casa de Tías, em Lanzarote, este espólio - considerou Pilar, viúva do escritor - "veio para a Casa dos Bicos para ser partilhado com portugueses e estrangeiros".
Questionada sobre a data da abertura da Casa dos Bicos, cujas obras de remodelação estão ainda a decorrer, Pilar del Río apontou a inauguração para o final da segunda quinzena de junho, com a exposição "A semente e os frutos", baseada no espólio.
Pilar assistiu à chegada do camião através de um contacto telefónico com imagem, e foi dando orientações à equipa sobre a disposição das dezenas de caixas, que foram subindo por uma plataforma elétrica e entrando através de uma janela do edifício.

Sem comentários: