quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Morreu Carlo Peroni, um dos criadores de Calimero

Ao lado dos irmãos Nino e Toni Pagot, criou o famoso pintainho preto com parte de uma casca de ovo na cabeça, conhecido por Calimero, que preencheu páginas de banda desenhada e teve direito a inúmeras séries de televisão. Carlo Peroni, conhecido pelo pseudónimo Perogatt, morreu esta terça-feira aos 82 anos em Itália, anunciou hoje a sua família.
Carlo Peroni, que nasceu em Novembro de 1929 em Ancona, na Itália, começou por trabalhar no restauro de pinturas e na criação de frescos, só depois se dedicou a tempo inteiro ao desenho e à criação de bandas desenhadas.
Durante anos trabalhou para vários jornais e revistas não só italianas como estrangeiras, para a televisão pública italiana RAI e ainda para a indústria cinematográfica, para a qual desenhou muitos dos cenários e dos efeitos especiais dos famosos estúdios de cinema onde muitos clássicos foram rodados, os Cinecittá.
É entre este percurso, em 1963, que surge a personagem do Calimero, inicialmente criada para uma publicidade. Mas o pintainho que passa a vida a queixar-se de ser vítima de perseguição e que se tornou famoso com a frase "É uma injustiça, não é?", rapidamente se tornou popular e ganhou uma série de animação com o seu nome.
Draghiottino, Slurp, Gianconiglio, Tio Boris, Nerofumo, Paciocco e o Inspetor Perogatt foram outras das personagens criadas por Carlo Peroni.

Sem comentários: