quinta-feira, 30 de junho de 2011

Um mês de música e dança no Largo do Teatro de S. Carlos

A interpretação cabe à Orquestra Gulbenkian, dirigida por Martin André, e à cantora Susana Gaspar. Actualmente membro do National Opera Studio, em Inglaterra, esta jovem soprano portuguesa encontra-se entre os cinco cantores, seleccionados entre mais de 300 candidatos, que a partir de Setembro passam a integrar o prestigiado Estúdio Jette Parker, da Royal Opera House de Londres.

Pelo palco ao ar livre do Largo do Teatro de São Carlos, em Lisboa, passarão até dia 31 de Julho 19 espectáculos de acesso gratuito com dez programas musicais diferentes e duas propostas ao nível da dança a cargo da Companhia Nacional de Bailado: Uma Coisa em Forma de Assim, obra criada por nove coreógrafos portugueses com música de Bernardo Sassetti (27 e 28 de Julho) eNoite de Ronda, de Olga Roriz (dias 30 e 31).

No plano musical destaca-se o miniciclo Diálogos, Pianos & Percussão com a participação dos pianistas Artur Pizarro e Vita Panomariovaite e dos percussionistas Elizabeth Davis e Richard Buckley na interpretação da magnífica Sonata para dois pianos e percussão, de Bela Bartók (dia 13) e o diálogo entre Mário Laginha, Bernardo Sassetti e os percussionistas Elizabeth Davis e Pedro Carneiro num programa que inclui a estreia absoluta dePercussionistas IV, peça da autoria dos próprios pianistas.

A Orquestra Gulbenkian, dirigida por Pedro Neves, volta a actuar no dia 2 (com as obras Pulcinela, de Stravinsky, e O Amor Bruxo de Falla) e a Orquestra Sinfónica Portuguesa apresenta ao longo do festival os programas Estrelas e Planetas, Baile Vienense e Noites de Ópera: Grandes Aberturas. Este último complementa a apresentação do dia 19 do Coro do São Carlos dedicada a coros de óperas famosas.

À Orquestra Metropolitana de Lisboa (dirigida por Cesário Costa) cabe a Noite Italiana dos dias 9 e 10 de Julho (com obras de Rossini e Respighi e a Sinfonia Italiana, de Mendelsshon) e as músicas do mundo encontram-se representadas pelo Ensemble Tuva, oriundo da Rússia e especialista no canto difónico, técnica que permite a emissão conjunta de dois sons pelo mesmo cantor (4 e 5 de Julho).

Sem comentários: