terça-feira, 7 de junho de 2011

Bonecos Estrunfes vivem num regime estalinista e racista

Antoine Buéno é um professor francês que publicou agora um livro "Le Petit Livre Bleu: Analyse critique et politique de la société des Schtroumpfs", onde faz uma análise sobre os bonecos azuis, investigando a história dos Estrunfes, as mensagens subliminares de cada personagem, o dia-a-dia das histórias. No seu estudo, o autor garante ter encontrado vários valores totalitários.
Para o francês, a sociedade dos Estrunfes é "típica de uma utopia soviética", destacando que "cada um se veste da mesma maneira, tem uma casa igual à do seu vizinho, e exerce a profissão mais adequada às suas habilidades, não sendo conhecidos pelo seu nome mas sim pela sua função na sociedade."
Antoine Buéno escreve ainda que os Estrunfes vivem num mundo em que a iniciativa privada não é estimulada, onde as refeições são feitas em comunidade, numa sala partilhada, e, acima de tudo, têm um único líder, não podendo abandonar o seu pequeno país.
"Isto não vos faz lembrar nada? Talvez um regime ditatorial?", questionou o professor, citado pelo "Le Figaro", numa palestra na Universidade Science Po, em Paris, comparando assim o mundo dos Estrunfes ao regime estalinista, onde o pai se veste de vermelho e é parecido com Estaline, e o estrunfe inteligente é a representação de Trotsky.
No seu estudo, o académico dá especial enfoque a um episódio onde os Estrunfes são mordidos por uma mosca que os torna pretos e os deixa mudos, aludindo ao colonialismo.
Estas afirmações não têm sido bem aceites pelos fãs dos bonecos azuis que rejeitam esta nova versão. Na Internet e nas redes sociais as críticas a Antoine Buéno não têm parado e há quem o chame de "destruidor de sonhos."
Ao "The Guardian" o autor explicou que nunca esperou esta reacção do público. "Eu não quero desencantar ninguém. É possível manter uma abordagem infantil e fazer uma abordagem analítica", disse o francês, explicando que toda a sua investigação foi "muito rigorosa e documentada."
"Eu não acredito que Peyo tenha feito de propósito mas a verdade é que inconscientemente estes elementos estão lá."
O filho do criador também já veio a público explicar que o seu pai, Peyo, nunca teve interesse pela política e por isso esta nova versão dos Estrunfes não faz sentido. Ao francês "L'Express", Thierry Culliford disse que não leu o livro de Buéno. "Ele pode interpretar as histórias como ele quiser, mesmo que eu não subscreva essa interpretação, desde que não ataque o meu pai e o seu trabalho."
Peyo morreu em 1992 e foi o seu filho Thierry Culliford quem continuou a escrever as aventuras dos Estrunfes.
Ainda este ano a história dos bonecos azuis com gorros brancos deve chegar aos cinemas, não se sabendo para já muitos pormenores.

Sem comentários: