quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

"Mistérios de Lisboa" recebeu o Prémio Louis Delluc em França

O Prémio Louis Delluc, que distingue o melhor filme francês do ano, foi ganho pela produção luso-francesa "Mistérios de Lisboa", realizado pelo chileno Raul Ruiz. "O Escritor Fantasma", de Roman Polankski" , "Dos Homens e dos Deuses", de Xavier Beauvois ou "Carlos" de Olivier Assayas eram outros dos potenciais vencedores. "Mistérios de Lisboa", adaptação do romance com o mesmo nome de Camilo Castelo Branco, já tinha sido distinguido no Festival de San Sebastián e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. 
O vencedor do prémio Delluc do ano passado foi "Um Profeta", de Jacques Audiard, que viria a ser um dos cinco nomeados para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. No passado, realizadores como Jean-Luc Godard, Jacques Tati e Alain Resnais foram distinguidos com o galardão, que é atribuído desde 1937.
Do elenco do filme, que estreou em Portugal em Outubro, fazem parte Léo Seydoux, Maria João Bastos e Ricardo Pereira. O júri do prémio foi presidido por Gilles Jacob, director do Festival de Cannes.
Segundo o press release da distribuidora Atalanta, o filme, que ainda está em exibição no cinema King em Lisboa, vai ser exibido no dia 22 deste mês no Cine-Teatro S. Pedro em Abrantes. Em Janeiro, "Mistérios de Lisboa" vai ser visto em Faro, Portimão, Sesimbra.


Sem comentários: