quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

KINO 2014 - Mostra de Cinema de Expressão Alemã

A KINO está de volta e traz algumas novidades consigo!

Na sua 11ª edição, a KINO regressa ao Cinema São Jorge, ao Teatro do Campo Alegre no Porto, e pela primeira vez, estará também em Coimbra, no Teatro Académico de Gil Vicente. A decorrer entre 23 e 31 de Janeiro, a KINO 2014 irá apresentar uma selecção de filmes recentes da Alemanha, Áustria, Luxemburgo e Suíça, que passaram pelos mais importantes festivais destes países. 

A programação principal da KINO 2014 inclui novamente filmes de ficção e documentários, estando o seu eixo temático focado na família, quer nos seus dramas e problemas tradicionais, quer nas suas novas constelações. Está ainda previsto um conjunto de primeiras obras de jovens realizadores, dando assim a conhecer quais as preocupações – temáticas, estéticas e formais – destas recentes presenças do cinema de expressão alemã. Uma dessas primeiras obras é a tragicomédia OH BOY, filmada a preto e branco por Jan-Ole Gerster que acompanha um jovem estudante (Tom Schilling) à deriva pela cidade de Berlim. Este vencedor do Deutscher Filmpreis 2013, uma das mais importantes distinções cinematográficas alemãs, será o filme de abertura da KINO 2014.

A KINO deste ano encerra com ZWEI LEBEN (DUAS VIDAS), a proposta alemã para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, realizada por Georg Maas. Nesta história que entrelaça o passado nazi com a história da Stasi, a protagonista Katrine Evensen (Juliane Köhler) vê-se obrigada a confrontar-se com um segredo de longa data, após a queda do Muro de Berlim.

Para assinalar o 25º aniversário sobre a queda do Muro de Berlim, a KINO 2014 apresenta também no Cinema São Jorge o ciclo DIE MAUER (O MURO) com filmes centrados numa Alemanha antes, durante e depois deste acontecimento histórico, entre eles, AS ASAS DO DESEJO de Wim Wenders e SPUR DER STEINE de Frank Beyer.

Este aniversário será também o fio condutor da rúbrica MOSTRA PARA ESCOLAS, com filmes em torno dos problemas dos jovens na antiga RDA. Esta MOSTRA inicia-se com o filme KADDISCH FÜR EINEN FREUND, vencedor do Deutscher Filmpreis 2013 na categoria de cinema infanto-juvenil que aborda o conflito árabe-israelita a partir de um encontro pouco amigável entre um jovem árabe e um ancião judeu russo.

O público mais jovem, e não só, pode ainda assistir ao ciclo CINEMA JOVEM nas instalações do Goethe-Institut que este ano é inteiramente dedicado às adaptações cinematográficas de algumas obras de Erich Kästner.

A KINO 2014 voltou a fazer jus ao seu nome e pôde incluir na sua programação principal cinco produções cinematográficas da Áustria, Luxemburgo e da Suíça, graças à preciosa colaboração das respectivas embaixadas, às quais muito agradecemos. Queremos também expressar os nossos maiores agradecimentos ao Cinema São Jorge e à EGEAC que este ano nos possibilitaram alargar a programação através da realização do ciclo DIE MAUER. Agradecemos também a colaboração da distribuidora Films4You que nos permitiu integrar ZWEI LEBEN na programação e o apoio do ABC Cineclube de Lisboa, da Medeia Filmes e do Teatro Académico de Gil Vicente que nos permitiram levar a KINO ao Porto e a Coimbra.

Por fim, ainda uma última novidade: Joachim Bernauer, que esteve à frente da KINO nos últimos cinco anos, irá assumir a Direcção do Departamento de Cinema da sede do Goethe-Institut, passando a dar o seu aval à programação a partir de Munique. Em Lisboa vamos poder contar com a presença e experiência de Claudia Hahn-Raabe, que a partir de Janeiro de 2014 será a nova directora do Goethe-Institut Portugal.

Bom, resta-nos desejar ao nosso público uma excelente KINO 2014!

Sem comentários: