quarta-feira, 3 de abril de 2013

Força Ralph


Photobucket
Os Walt Disney Animation Studios regressam este ano à co-produção dos filmes de animação da Disney, após a estreia de Tangled – Entrelaçados, em 2010. Wreck-It Ralph – Força Ralph é a sua nova aposta, que vem beber muitos dos elementos dos clássicos da Pixar, por quem, inteligentemente, se deixa influenciar. A história faz-nos lembrar algumas das premissas dos filmes desta produtora, como Monstros e Campanhia e Toy Story, ao apresentar-nos como personagens figuras que percepcionamos como inanimadas, sem vida. Ao mesmo tempo, Força Ralph aposta na atracção de um público mais velho, dos pais das crianças, que podem, tão bem ou até melhor, saborear as aventuras do vilão Ralph.
A história gira em torno do vilão do jogo “Fix-It Felix Jr.”, um jogo de arcada que nos evoca velhos tempos, décadas passadas, quando a aquisição individual de uma consola não era generalizada e os salões de jogos eram verdadeiros pontos de encontro. Ralph é o vilão, renegado dentro da comunidade do jogo em que destrói casas, vivendo na lixeira, enquanto a maior parte dos seus parceiros de trabalho vive em festa e alegre convívio. Determinado em mudar a opinião dos colegas, e após uma divertidíssima passagem pelos “Vilões Anónimos” , Ralph aventura-se pelo mundo dos outros jogos de arcada, em busca de uma medalha que prove o seu valor.
Vivendo várias aventuras e desventuras, ao lado de Felix, Vanellope e Calhoun, Ralph vai-se apercebendo de que não precisa de mudar quem é, desde que tenha amigos a seu lado capazes de o reconhecer como indispensável. A amizade com Vanellope, uma falha no sistema do jogo “Sugar Rush”que sonha em completar uma das corridas que o caracterizam, constitui a coluna vertebral deste filme tão prazeroso. A colaboração destes dois é engraçada, muitas das vezes, mas também consegue ser emotiva e de partir o coração, especialmente na última parte do filme. Força Ralph é uma ode à amizade, como não poderia deixar de ser, mas versa igualmente sobre a importância de sabermos quem somos e de nos aceitarmos como tal, independentemente do que os outros – os colegas de Ralph, as inimigas de Vanellope ou os soldados que colaboram com Calhoun – possam dizer.
É um filme que os mais pequenos vão sem dúvida apreciar, mas que só os adultos conseguirão desfrutar plenamente. Sem se preocupar se as crianças entendem o significado de “glitch” ou se percebem a maior parte das referências a videojogos de outras gerações, a Disney entrega esta sincera homenagem às décadas de 80 e 90. Q*bert, Sonic, Pac-Man, Super Mario, etc., são protagonistas de outros tempos, substituídos por esplendorosos gráficos 3D – e por desafios mais violentos, como a determinada altura, hilariantemente, Ralph tem a oportunidade de constatar –, mas nunca esquecidos. Este é um filme de animação que, sem qualquer vergonha, é dirigido aos amantes mais crescidos dos videojogos. Assim, na maior parte das vezes, os pais é que vão rir mais do que os filhos.
Tecnicamente, o filme é deslumbrante, especialmente na forma como retrata a diferença na qualidade de imagem dos diferentes jogos pelos quais o protagonista passa. Note-se a curiosa divergência na forma como se mexem os elementos do jogo “Fix-it Felix, Jr.”, em contraposição com a agilidade que caracteriza os movimentos em “Hero’s Duty”. Para culminar, a extravagância colorida e brilhante do“Sugar Rush”, em que basicamente tudo é comestível, incluindo os soldados, feitos de Oreo! Este retrato de mundos imaginários é beneficiado pela captura 3D, usada na medida e nas alturas certas.
Esta é, pois, uma aposta mais do que ganha por parte da Disney. Retirando muito da influência dos filmes da Pixar, a Disney oferece-nos uma película cheia daquilo que, ano após ano, faz os espectadores voltarem às salas de cinema para verem filmes de animação: uma história com coração, capaz de tocar sensibilidades de todas as idades, apesar de superficialmente destinada para as crianças; um trabalho técnico de deixar qualquer um de queixo caído; e o bom humor de sempre. Aliados estes elementos à bonita homenagem aos jogos de outrora, este é um filme a não perder, por miúdos e graúdos!

Sem comentários: