terça-feira, 6 de novembro de 2012

Duas curtas portuguesas premiados no festival de animação de Chicago


A curtas-metragens O lápis que não sabia escrever de Joana Torgal e Rodolfo Pimenta e Kali, o pequeno vampiro de Regina Pessoa foram distinguidas no Festival Internacional de Cinema para Crianças que terminou este domingo em Chicago.
Kali, o pequeno vampiro (2012) é o capítulo final da trilogia de Regina Pessoa, depois de aNoite (1999) e Histórica trágica com final feliz (2005). A história do pequeno vampiro que habita no escuro e deseja ser como as outras crianças conquistou o prémio de melhor curta-metragem de animação em Chicago.
Suíça, Canadá, França e Portugal (Ciclope Films) produziram a curta-metragem que Regina Pessoa escreveu e realizou. Com narração do vencedor de um Óscar Chistopher Plummer (na versão inglesa), Kali é já uma obra multipremiada. Depois da antestreia no IndieLisboa 2012, a terceira curta da realizadora de Coimbra venceu prémios na Sérvia e no Japão - no Festival de Cinema de Animação de Hiroshima no valor de dez mil euros.
O lápis que não sabia escrever (2011) de Joana Torgal e Rodolfo Pimenta recebeu o galardão de melhor produção. A curta-metragem foi feita em parceria com alunos da escola EB1 de São Facundo do concelho de Abrantes. Co-produzida pela Fotograma 24, Associação Palha de Abrantes e Espalhafitas, O lápis que não sabia escrever participou em mais de sete festivais internacionais.
Criado em 1983, o Festival Internacional de Cinema para Crianças foi o primeiro festival de prémios de filmes infantis criado nos Estados Unidos.

Sem comentários: