segunda-feira, 21 de março de 2011

10ª Edição do Festival Monstra arranca hoje

A 10ª edição do Monstra Festival de Animação começa hoje, entre longas-metragens e mini-filmes, as curtíssimas, a animação está garantida em Lisboa até ao dia 27 de Março.
Pela primeira vez no festival, os realizadores de mini-filmes de animação as curtíssimas, com menos de dois minutos vão poder mostrar em competição os seus trabalhos.
Por ser ímpar, 2011 é ano de competição de longas-metragens (nos anos pares há competição de curtas) tendo sido seleccionados sete filmes, desde a história de amor de Chico e Rita na Cuba de finais dos anos 40 ("Chico & Rita", dos espanhóis Javier Mariscal, Fernando Trueba e Tono Errando) aos sinistros túneis de metro por baixo de uma Europa sem petróleo ("Metropia", do sueco Tarik Saleh), passando pela história do Patinho Feio vista pelo russo Garri Bardin ("Ugly Duckling").
Nesta décima edição, a Monstra tem a Holanda como país convidado, e vai ainda dedicar uma retrospectiva ao cinema de animação dos estúdios japoneses Ghibli, com destaque para a estreia de dois filmes do conhecido realizador Hayao Miyazaki, autor de "A Viagem de Chihiro" e "Princesa Mononoke".
O festival continua ainda a apostar nos workshops, na música e na dança
A habitual competição de escolas de todo o mundo também faz parte da programação, apresentando 85 curtas-metragens.
O Monstra que começa hoje com "Pika Pika", espectáculo interactivo que é feito com desenho de luz em 3D, terminará no domingo com a estreia de "10 para cem", uma curta-metragem de dez minutos portuguesa em torno dos cem anos da República e dos artistas que marcaram a Primeira República.
Aceda aqui ao programa.

Sem comentários: