quinta-feira, 19 de março de 2009

ANIM


A ampliação do Arquivo Nacional de Imagens em Movimento (ANIM), em Bucelas, Loures vai custar cerca de 2,4 milhões de euros e foi adjudicada pelo Ministério da Cultura à empresa Construtora Udra.
Cinco novos cofres e depósitos vão ser construídos, num total de mil metros quadrados nos edifícios do ANIM para acolher o arquivo histórico da RTP, estimado em 25.000 horas de conteúdos.
Rui Machado, director do ANIM, afirma em declarações à Lusa que a ampliação não se destina apenas a acolher os arquivos da RTP, mas também os da Cinemateca.
O actual ANIM existe desde 1996 em Bucelas. Nele trabalham cerca de vinte pessoas na conservação, restauro e catalogação de películas, guardadas em cofres climatizados para retardar o mais possível a sua degradação.
Actualmente, o ANIM tem capacidade para armazenar cerca de 182 mil bobines, o que equivale a mais de 54 mil quilómetros de película.
Para além de filmes, estão arquivados centenas de noticiários que eram exibidos nas salas de cinema, filmes sobre as ex-colónias portuguesas, documentários produzidos pelo Estado Novo e filmes amadores de particulares.

2 comentários:

lumadian disse...

É importante, afinal de contas muita da nossa história estará ali guardada. Um dos maiores tesouros que podemos ter é fragmentos da nossa história.

Anónimo disse...

Eu gosto do nome do arquivo ao contrário...HiHi!

Bju ao contrário

Mina