terça-feira, 7 de abril de 2020

One of Us

O documentário One of Us é sobre o judaísmo ultra ortodoxo e suas comunidades que escolhem viver de forma secular.  Dirigido por Heidi Ewing e Rachel Grady, o filme  foi filmado ao longo de três anos, e acompanha o percurso de três jovens dissidentes da ortodoxia, Ari, Etty e Luzer, numa tentativa de encontrar um lugar na sociedade moderna norte-americana. O documentário é testemunho de varias tentativas de humilhação e condenação por parte dos familiares destes três jovens, numa clara ação de ostracismo de toda a comunidade chassídica, da qual eles se desvinculam.
O documentário é o relato de um longo processo caracterizado pelo luto, a perda, a solidão, conflitos identitários, extrema pobreza e as dificuldades para aprender os códigos de uma sociedade moderna.Tudo é a expressão dos problemas de ex-ortodoxos para adquirirem as ferramentas necessárias e sobreviverem fora da comunidade chassídica. Educados no gueto ortodoxo, fechados entre si e sem o mínimo contacto com outras formas de vida e estar, as comunidades chassídicas representadas em One of Us, não possuem sequer conhecimentos de geografia, matemática, história, contabilidade e física, o que, em conjunto com a falta de habito em trabalhar, complica severamente a adaptação dessas pessoas ao modo de vida pelo qual anseiam.
One of Us apresenta-nos um lado da ortodoxia quase desconhecido e o fenómeno da deserção religiosa no judaísmo (que tem crescido significativamente nos últimos anos). A crueldade de grupos fundamentalistas que 'fazem de tudo' para evitar e punir quem pretende afastar-se da comunidade é uma realidade bem patente. Este documentário é uma grande oportunidade para descobrir e aprofundar conhecimentos sobre as comunidades chassídicas.

Sem comentários: