sábado, 18 de outubro de 2014

Um Castelo em Itália


Aos 43 anos, Louise (Valeria Bruni Tedeschi) depara-se com o maior dilema da sua vida: ao mesmo tempo que espera o primeiro filho, é obrigada a cuidar do irmão Ludovic (Filippo Timi), que está hospitalizado devido a uma doença terminal. A somar a tudo isto, tem de avaliar a relação com Nathan (Louis Garrel), o seu jovem namorado, e resolver as questões práticas associadas à venda do velho castelo do seu pai, localizado em Itália.
Com realização de Valeria Bruni Tedeschi  que escreve o argumento em parceria com Noémie Lvovsky e Agnès de Sacy, um filme sobre relações familiares que esteve em competição pela Palma de Ouro na edição de 2013 do Festival de Cannes. 
O filme tem pormenores idênticos à vida da realizadora. Quiça este encaixe na tentativa de resolver alguns fantasmas pessoais. É uma boa comédia em humor algo cinzento e grotesco sobre as dificuldades e os dramas de uma família rica à beira do colapso nervoso, da ruína económica e da perda do património. No entanto, a sequência narrativa perde algumas vezes o bom senso, copiando a personalidade das personagens. É Valeria Bruni Tedeschi com uma atuação leve, descontraída e eficaz que sustenta o filme quando ele nos parece cair narrativamente por ali abaixo. Para ver, rir e perceber que nem só de lágrimas vive a dor

Sem comentários: