quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Lisbon & Estoril Film Festival – LEFFEST

O Lisbon & Estoril Film Festival – LEFFEST regressa com uma programação diversificada onde há muito cinema, mas que inclui também música, literatura e artes plásticas. A novidade, este ano, é a abertura da secção competitiva à produção mundial e não apenas à europeia. Antestreias, homenagens e retrospetivas marcam o festival e trazem a Portugal nomes importantes do cinema como James Gray, Abdellatif Kechiche, Gianfranco Rosi, Wong Kar-Wai, Fanny Ardant, entre outros. Vários escritores são também convidados nesta edição. Paul Auster, Don DeLillo e J.M. Coetzee são algumas das figuras do mundo literário presentes no evento. Destaque ainda para a Mostra de Cinema Ibero-americano – 15 anos, 15 filmes, que acontece no Cinema Monumental (11 a 15 de novembro) e que inclui a antestreia do filme Pelo Malo de Mariana Rondón. 

Em destaque:
Seleção Oficial – Fora de Competição
A par dos filmes em competição oficial, onde se destacam jovens cineastas emergentes, acontece a Seleção Oficial – Fora da Competição. Esta secção apresenta em antestreia nacional vários filmes de reconhecidos autores internacionais. Destaque para A Vida de Adèle: capítulos 1 e 2, de Abdellatif Kechiche, vencedor da Palma de Ouro de Cannes. La Vénus à la Fourrure, filme de abertura do festival e o mais recente de Roman Polanski, e Inside Llewyn Davis, de Joel e Ethan Coen são outras das exibições a salientar.

Homenagens e Retrospetivas
O encenador, realizador e crítico português Jorge Silva Melo é um dos homenageados nesta edição do LEFFEST com uma retrospetiva dos seus filmes e uma leitura pública. James Gray é outro dos realizadores homenageados. O americano vem a Portugal apresentar o filme de encerramento, The Immigrant e dar uma masterclasse. Gianfranco Rosi e Alain Guiraudie também marcam presença no evento, que inclui retrospetivas dos dois realizadores. Sacro Gra, vencedor do Leão de Ouro de Veneza e o Desconhecido do Lago, são as antestreias que vêm apresentar.

Cinemart – Street Art
O LEFFEST cruza com o cinema outras formas de arte. Paralelamente realizam-se também espetáculos de música e dança, assim como uma exposição. VHILS, cujo nome de nascença é Alexandre Farto, é o artista de arte urbana em destaque no festival. A sua obra encontra-se espalhada por muros e paredes onde escava retratos com martelos pneumáticos, explosivos ou ácido. O festival integra uma exposição de VHILS e a exibição de vários vídeos de artistas de Street Art. AKAY, BLU ou Angelo Milano são retratados nestes filmes.

Aceda aqui à programação.
 

Sem comentários: