O Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere, inaugurado no dia 04 de março de 2013, tem como objetivo dar a conhecer outras perspetivas e visões do Vale Glaciar do Zêzere e as potencialidades turísticas do Concelho de Manteigas.
Um equipamento único na região e que funcionará como excelente meio de captação de visitantes e de divulgação do território.
A principal atracção do Centro Interpretativo é um simulador que recria uma viagem de balão/dirigível ao longo do Vale Glaciar do Zêzere. Um passeio onde o visitante se deslocará virtualmente sobre a área, património natural, com uma extensão de 13 quilómetros, com pontuais recuos no tempo, saltos de milhares de anos, para, com o recurso a representações 3D, melhor se compreender o fenómeno da glaciação.
O Centro Interpretativo conta ainda com duas «janelas» para Manteigas (presente e passado), quadros interativos sobre a fauna e flora predominantes no Vale, um módulo sobre os percursos pedestres e a narração de uma história relacionada com a atividade florestal (antiga Casa do Guarda Florestal) num cenário criado em torno da lareira existente no edifício.
É um centro localizado num dos acessos para a subida ao vale glaciar e com o viveiro das trutas de Manteigas mesmo ali ao lado. Rodeado pela imensa natureza, o centro é algo que já fazia falta. É informação palpável para os muitos turistas que passam pela vila de Manteigas (informações sobre o vale glaciar, flora e fauna e algumas figuras da história da vila) e é também uma bela forma de sublinhar a importância da actividade florestal. Funciona na plenitude e com um óptimo acolhimento e recepção. De salientar que as rotas pedestres existentes na região também são aqui divulgadas e explicadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário