sexta-feira, 19 de julho de 2013
NOOR – Mouraria Light Walk
Nas noites de 18 a 20 de julho, a Mouraria enche-se de arte e luz e convida os visitantes a um novo olhar sobre o Bairro, descobrindo-o em animados e interessantes percursos por elementos significativos do seu património material e imaterial. Até às duas da manhã as igrejas ficarão abertas e o Largo da Rosa acolherá concertos, V-jamming, laser graffiti e espaço lounge.
Trata-se do percurso do NOOR – Mouraria Light Walk, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa em parceria com o EBANOCollective, um coletivo de artistas/cientistas sociais que se propõe realizar intervenções site-specific no espaço público, resultantes do diálogo entre prática artística e pesquisa etnográfica.
Este programa pretende a criação de ambientes musicais nos antigos lavadouros do Largo da Rosa, tendo por foco central um diálogo musical e cultural entre influências do Sul e do Leste do continente europeu. Sonoridades e partilhas que remontam à música ouvida e tocada na Mouraria desde a presença islâmica, até à ocupação contemporânea, numa viagem pelas melodias e estilos que Lisboa acolheu enquanto capital cosmopolita.
NOOR, que em árabe significa luz, apoia-se numa perspetiva histórica sobre o bairro da Mouraria, tendo um cariz etnográfico e participativo através do envolvimento da comunidade.
O bairro da Mouraria foi um dos primeiros guetos muçulmanos da história europeia. Construído de costas viradas para o rio Tejo e privado de sol na maior parte do dia, as suas ruelas obscuras tornaram-se sinónimo de atividades ilícitas e vida boémia.
Esta intervenção, baseada em efeitos de luz, convida a novas perspetivas e diálogos com as dimensões invisíveis e esquecidas de um bairro ao mesmo tempo popular, tradicional e multicultural, que na sua diversidade interna encontra a sua identidade.
Esta acção é co-financiada pelo FEDER e patrocinada pela AURALight e pela SBXLed.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário