domingo, 30 de novembro de 2014

Mercado medieval no Mosteiro de Celas

O Mosteiro de Santa Maria de Celas abriu as suas portas no Sábado para um evento inédito na cidade de Coimbra: “O Encontro das três princesas beatas”.
O evento cultural recria o ambiente histórico da Idade Média (século XIII) e reúne mais de uma centena de atores e figurantes, membros do coro e músicos, artesãos e membros de grupo folclórico para dar vida a um espetáculo que alia todas as artes performativas – dança, música, coro e teatro vão dar corpo a um evento cultural inspirado na vida das três irmãs, filhas do rei Sancho I, que fundaram os três Mosteiros femininos da Ordem de Cister na Região Centro – Celas, Lorvão e Arouca.
O Evento inicia-se pelas 10 horas com um mercado medieval instalado no Largo do Mosteiro de Celas, onde o Grupo Folclórico de Coimbra e outros artesãos irão recriar o ambiente típico e popular de um mercado medieval que remete para a própria vida monástica, e culmina com um espetáculo cultural marcado paras as 17h30, e que alia teatro, música, coro e dança, encerrando-se com uma ceia medieval apenas para convidados.
A história do encontro das três irmãs beatas e princesas é um guião original, com base nas referências históricas e artísticas disponíveis. A obra material e espiritual das “rainhas santas” Teresa, Sancha e Mafalda será dada a conhecer ou relembrada através de ricos diálogos, música coral e bailado numa produção inédita realizada em parceria com entidades reconhecidas na cidade pelo seu elevado valor cultural e artístico.
Promovido pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais que assinala o 160º aniversário da freguesia, oferecendo à população o evento cultural, criado e organizado pela Endlessenses, empresa de animação turística e organização de eventos culturais de Coimbra.
São colaboradores e parceiros no evento cultural “Encontro das Três Princesas Beatas” o Conservatório de Música de Coimbra, o Coro D. Pedro Cristo, o estúdio de Dança Flic Flac, a Câmara de Arouca, a Junta de Freguesia de Lorvão, a União de Freguesias de Taveiro e Arzila, a Associação Recreativa de Meãs do Campo, o Grupo Folclórico de Coimbra, a ADOC – Associação de Doceiros de Coimbra, a Irmandade do Mosteiro de Santa Maria de Celas e o restaurante O Cordel.
PROGRAMA 
10.00 – 17.30 – Mercado Medieval com oficinas artesanais e tasquinhas | Largo do Mosteiro de Celas
17.30 – Receção aos convidados pelas Monjas de Cister | Átrio principal do Mosteiro de Celas
18.00 – Introdução à vida monástica e aos costumes cistercienses e visita às oficinas artesanais | Átrio e Largo do Mosteiro
18.30 – 1ª Teatralização “O Encontro das três princesas beatas” | Sala do Cadeiral
18.50 – 2ª Teatralização “O Milagre de Livramento de D. Mafalda” com Coro D. Pedro Cristo | Sala do Cadeiral
19.10 – 3ª Teatralização “O Milagre da Abertura do túmulo de D. Teresa” com Quarteto de Cordas do Conservatório de Música de Coimbra | Sala do Capítulo
19.30 – 4ª Teatralização “O Milagre da Anunciação de D. Sancha” com Coro D. Pedro Cristo e Quarteto de Cordas do Conservatório de Música de Coimbra | Claustros
19.45 – Bailado: “Princesas Beatas” com Flic Flac e Quarteto de Cordas do Conservatório de Música de Coimbra | Claustros
Atrizes Bailarinas Ana Figueiredo | Filipa Pina | Joana Nobre

O programa mereceu a minha curiosidade mas depressa perdi toda a expectativa. O mercado apesar de micro estava com ar simpático. Contudo a receção feita aos convidados (convidados estes mal educados e sem o mínimo de postural cultural para este evento) foi inapropriada: Vozes baixas para um público ruidoso e discurso monocórdico e pouco interessante. 
A teatralização que aconteceu em várias salas do mosteiro ( bela ideia se a organização pensasse na disposição do público que evitaria a confusão, os encontrões e a má visibilidade em relação à representação teatral) foi medíocre e pouco atractiva.