domingo, 22 de agosto de 2010

Tennessee Williams e o povo na Cinemateca


Com Setembro à porta, a Cinemateca Portuguesa reabre as salas da Barata Salgueiro, e Tennessee Williams é um dos primeiros a entrar. Antecipando a estreia dia 9, no Teatro Nacional D. Maria II, de nova montagem de "Um Eléctrico Chamado Desejo", a Cinemateca programa um ciclo dedicado ao dramaturgo e argumentista, com início já na próxima quarta-feira. Filmes a exibir (infelizmente, "Um Eléctrico..." não consta): "Bruscamente no Verão Passado", "A Noite da Iguana", "Algemas de Cristal", e "Corações na Penumbra".
Também em Setembro, a Cinemateca junta-se à Fundação EDP, que organizou a exposição "POVOpeople" actualmente no Museu da Electricidade, e mostra, em 29 filmes, como o povo foi sendo representado no cinema, essa grande arte popular, de "As Vinhas da Ira", de Ford, a "Douro, Faina Fluvial", de Oliveira, passando pelos "Ladrões de Bicicletas", de De Sica e "We Are the Lambeth Boys", de Karel Reisz.
A programação da "rentrée" na Cinemateca retoma ainda o ciclo anos 80 e homenageia Patricia Neal.

sábado, 21 de agosto de 2010

Castelo de São Jorge recebe Festival Internacional de Máscaras e Comediantes

Cinco peças de teatro, animação de rua e encontros com criadores completam a programação do VIII Festival Internacional de Máscaras e Comediantes (FIMC), que começa esta quinta-feira no Castelo de S. Jorge, em Lisboa.

Das cinco peças que são representadas no festival, quatro são interpretadas por companhias estrangeiras. A iniciativa prolonga-se por cinco dias e inclui animação de rua (sempre às 16h30), encontros com criadores (18h00 na sala ogival do castelo) e representação de peças (22h00 no castelejo).

"A Idade do Ouro", um espectáculo de "commedia dell´arte", abre esta edição do festival. Interpretada por alunos de um dos cursos da Escola da Máscara ministrados pela Casa da Comédia, tem direcção e encenação de Filipe Crawford.

Na sexta-feira, é a vez da companhia francesa Les Têtes de Bois apresentar "Isabelle, Trois Caravelles et un Charlatan", um espectáculo encenado por Mehdi Benabdelouhhab, com máscaras de Andrea Cavarra. A acção desta peça começa em 1516 em Espanha, no tempo da Inquisição, e a história gira em torno de um actor que é acusado de heresia por ter feito uma peça interdita a relatar a história de Cristóvão Colombo e que apesar de condenado ao cadafalso vê ser-lhe concedida a graça de representar mais uma vez.

No sábado, sobe ao palco "R & G La lacrimosa Storia di Romeo e Giulietta", pela companhia italiana Scenica Frammenti, que consiste numa nova proposta da primeira versão de "Romeu e Julieta" encenada por esta companhia em 1964.

Encenada por Loris Seghizzi, trata-se de um espectáculo próximo de uma paródia antiga e que apela ao envolvimento do público.

"Fabula Buffa", pelo Teatro Picaro de Itália, inspirada em contos populares e na ópera teatral "Mistero Buffo" (1969) do Prémio Nobel da Literatura Dario Fo, é representada no domingo. Dirigida por Carlo Bosso, com criação colectiva e interpretação de Ciro Cesarano e Fábio Gorgolini, esta peça é falada em dialectos locais italianos

No dia 30, segunda-feira cabe ao Spasmo Teatro (Espanha) encerrar o festival, com a apresentação de "Show Park", uma comédia que gira em torno de um banco de um parque que "ganha voz" para contar cenas do quotidiano personificadas pelas pessoas que se sentam nele. Com construção cenográfica de Doublet, "Show Park" é um espectáculo de forte componente musical e tem música de Chomi Ingelmo.

O VIII Festival Internacional de Máscaras e Comediantes é uma iniciativa da Empresa municipal de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), com direcção artística de Filipe Crawford.


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

DUálogo

-Pronto não te chateio mais com o questionar do sentido das palavras...já sei que não gostas.
-Não é que não goste,tu é que não sabes o que responder e depois optas pelas interrogações à volta de uma palavra.
-Antes não saber o que responder que responder o que não se sabe.
-Acusas-me de algo?
-Sim.

-Do quê?
-Deixa, é conversa para outra altura...
-Não! Agora. O agora também não é linear.
-Vejo que estás a aprender algo comigo.
-Sim, aprendo muito. Aprendo até aquilo que tu te impões a ti própria. Eis a diferença entre nós: eu gosto tanto de ti que aprendo quase tudo.
-Se calhar devias aprender também o quase. Mas aqui a culpa é minha...quando o quase é quase, eu recuo e deixo de te ensinar e aprender contigo.
-Quando é que o quase é quase?
-Quando se sobe o Chiado à chuva para ver o que é invisível...por exemplo.
-Não estou a entender.
-Quando se disparam promessas e confissões e apenas se ouve uma confirmação silenciosa.
-Não te escondas em metáforas.Simplifica o discurso.
-Quando se controlam impulsos e o controle está do lado de lá...na distracção forçada de quem nos ouve.
-Começas a irritar-me. Fala! Não penses como escreves..não sou folha de papel e a caneta que utilizas...
-Também gostas de metáforas, estou a perceber!!! Então mais uma: quando culpamos os outros dos nossos medos e receios e esses outros não agem. Reagem apenas.
-Onde queres chegar? Começo a fartar-me e a zangar-me com tudo isto. Não brinques comigo.
-E tu não fales assim porque sabes bem que me assustas de vez em quando. Quase que tenho medo que fiques zangado comigo...Vês...Quase!!!
-Zango-me e quase que termino por aqui se não falares do primeiro quase.
-O primeiro?
-Sim, não te faças de desentendida...qual o quase que devo aprender mas que tu não me ensinas porque recuas?
-AH! Esse quase...quase que me esquecia.
-Não tens piada. Não agora! Explica-te.
-Há respostas que não se querem ouvir...
-E há perguntas que não se fazem...
-Mas foste tu que me questionaste.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Reedições literárias lançadas na Festa do Avante!

Os títulos constam de uma lista de mais de 10 a editar este ano pelas Edições Avante! e cujas sessões de lançamento decorrem durante a 34.ª edição da festa, que assinala a 'rentrée' política do PCP e decorre de 3 a 5 de setembro na Quinta da Atalaia (Seixal).
As edições deste ano foram seleccionadas tendo em conta o 120.º aniversário da primeira comemoração do 1.º de Maio em Portugal, o 140.º de nascimento de Lenine e o 25.º da edição de 'O Partido com Paredes de Vidro' de Álvaro Cunhal, refere uma nota do gabinete de imprensa do PCP.
A reedição daquela obra do escritor português Ferreira de Castro (1898/1974), editada pela primeira vez em Portugal em 1950, conta com 10 ilustrações do artista plástico José Santa-Bárbara, autor dos desenhos da edição comemorativa dos 20 anos da publicação de 'Memorial do Convento', dada à estampa pela Editorial Caminho em 2002.
A obra 'Os Pedaços de madeira de Deus', do jornalista, escritor, produtor e realizador de filmes senegalês Ousmane Sembene (1923/2007) foi publicada em Portugal pela Editorial Caminho em 1979.
Duas antologias - 'Maio, Trabalho, Luta' e 'O PCP e a Luta Sindical' -, 'Sindicalismo na Revolução de Abril. Memórias', de Américo Nunes, o ensaio 'As voltas que o Mundo Dá...', do sindicalista António Avelãs Nunes, 'Os Avanços Revolucionários na América Latina', do economista francês Rémy Herrera, e 'Sobre Lénine e a Filosofia', do filósofo e catedrático José Barata-Moura, são outras das obras com sessões de lançamento na festa.
Estas sessões -- algumas com a presença de autores - realizam-se na 'Festa do Livro', um espaço habitual daquela iniciativa comunista, na qual vão estar presentes 'dezenas de editores' e onde se pode adquirir obras em promoção ou com desconto, refere a nota do PCP.
Quanto aos espectáculos de música, o certame abre com um concerto pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa, na sexta feira às 22:00, no palco 25 de Abril, o principal palco musical. Onze composições, entre as quais a 'Carvalhesa', um tema tradicional com arranjos de António Victorino de Almeida que estreia no local, preenchem o programa do concerto.
Pedro Abrunhosa & Comité Caviar (sábado às 24:00), Tim, que sobe ao palco com um espectáculo próprio acompanhado pelos Companheiros da Aventura (domingo às 21:00), o Baile Popular, projecto de João Monge e João Gil com cantores alentejanos (sábado às 22:30) e os Deolinda (sábado às 20:00) -- todos no palco 25 de Abril -, constam também do programa.
Bernardo Sassetti Trio (sábado às 22:00), A Naifa, um renovado projecto de homenagem a João Aguardela que voltou ao palco um ano depois da morte deste, ocorrida em Janeiro de 2009 (sábado às 20:00), António Chaínho com Isabel de Noronha e Pedro Moutinho como convidados (domingo às 20:00) e The Flawed Cowboys, um grupo de músicos australianos e irlandeses (sábado às 21:00) -- todos no auditório 1.º de Maio - integram também o programa da festa na qual actuarão perto de 50 músicos e cantores.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Dia 7 Placebo regressam ao Coliseu em Outubro


Os Placebo, a banda britânica liderada por Brian Molko, regressa uma vez mais a Portugal para concerto no Coliseu dos Recreios a 7 de Outubro.

sábado, 14 de agosto de 2010

Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt recebem Leopardo de Ouro em Locarno


Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt vão receber esta noite em Locarno, por "A History of Mutual Respect", o Leopardo de Ouro para a melhor curta-metragem na secção Pardi di domani (Leopardos de Amanhã), confirmou Abrantes ao Ípsilon.
Dedicada a novos talentos, a secção incluiu curtas de realizadores que nunca realizaram uma longa-metragem e em anteriores edições exibiu os primeiros filmes de Fatih Akin, Paul Thomas Anderson, Laurent Cantet, François Ozon....
"A History of Mutual Respect" já tinha vencido o ultimo IndieLisboa. É num cenário 'herzoguiano' que se revela a natureza de dois rapazes de raça brança fascinados, dizem eles, pela pureza da mestiçagem - na pele de uma rapariga de Iguaçu. A coisa acaba próxima da escravidão, num palacete lisboeta."

terça-feira, 10 de agosto de 2010

domingo, 8 de agosto de 2010

Clube Ferroviário - Um terraço com vista para a animação de Lisboa




Um realizador, um publicitário, um fotógrafo e um empresário da noite abriram um novo espaço de entretenimento em Lisboa. Com a oferta de entretenimento saturada, João Nuno Pinto realizador de cinema e de publicidade, Ricardo Sena Lopes publicitário da Ogilvy, o fotógrafo e também co-produtor das festas do Seagull, Nuno O’Neill e Mikas o empresário do Atira-te ao Rio, W.I.P, Bicaense e Terraço, juntaram-se para criar um novo espaço: o Bar Terraço Clube Ferroviário. Com o objectivo de tornar mais eclética a noite alfacinha, a escolha dos quatro recai para um espaço único em Lisboa, o Clube Ferroviário em Santa Apolónia. O edifício do Clube Ferroviário é um espaço multifunções com duas salas para concertos e DJs, dois bares e um terraço, também ele com um palco para concertos e uma vista deslumbrante sobre o rio Tejo.
De quarta a sábado pode-se assistir a diversos eventos, sendo que a grande atracção do Verão são os finais de tarde no Terraço, onde se pode assistir a um concerto ou simplesmente desfrutar de uma bebida acompanhada de umas tapas ou de uma saborosa refeição ligeira. E aos domingos será sempre programada uma festa temática onde tem à disposição um delicioso brunch Magnólia, DJs convidados, concertos e uma projecção de cinema ao ar livre a fechar o dia. Um excelente programa para trazer e partilhar com a família. Mas as noites são mesmo para os mais crescidos. A programação do Clube Ferroviário está a cargo de Sandro Benrós e prevê festas temáticas, ciclos de cinema ao ar livre, concertos, DJs, exposições, performances e outras actividades culturais. A cozinha fica a cargo da conceituada cadeia de cafetarias Magnólia Caffé.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O Principezinho regressa à Terra

Vão em breve poder matar saudades do Principezinho todos aqueles que nunca mais conseguiram ver o desenho de um chapéu sem se interrogarem se não estarão, afinal, a olhar para uma jibóia que acabou de engolir um elefante. Para o ano que vem estão já anunciados um filme de animação em 3D, uma ambiciosa série televisiva em 52 episódios e um jogo de vídeo. E a editora Gallimard anunciou que planeia publicar uma centena de títulos relacionados com o livro de Saint-Exupéry, que, desde o seu lançamento em 1943, já vendeu cerca de 80 milhões de cópias.
Por trás deste regresso multimédia do simpático habitante do asteróide B612 está Olivier d'Agay, sobrinho-neto do escritor e presidente da fundação que gere os direitos da sua obra. Agay está empenhado em reciclar o Principezinho ("Le Petit Prince", no original) para as crianças do século XXI. Daí que, como conselheiro dos produtores da série televisiva, tenha concebido um Principezinho empenhado em causas que sejam familiares aos jovens de hoje, como a ecologia ou o desenvolvimento sustentado. Na sua versão actualizada, o rapazinho loiro, de cachecol e calças à boca de sino, vai salvar uma série de planetas, ajudando os respectivos habitantes a resolver os problemas que os afligem. E, claro, voltará à Terra, ainda que, na sua primeira incursão, não tenha simpatizado nada com os terráqueos adultos.
Agay admite que adaptar a personagem "foi uma dor de cabeça". Os responsáveis da série, pelo que dela se sabe, parecem ter procurado um compromisso, mantendo algumas personagens essenciais da história, como a rosa, a serpente ou a raposa - que, no livro, ensina ao Principezinho o sentido da palavra "cativar" -, mas tornando o protagonista um herói de aventuras um pouco mais vendável. Talvez por recearem que as filosóficas indagações do Principezinho original em torno da amizade e da sabedoria pudessem, digamos, não cativar os pequenos espectadores actuais.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Teatro Meridional premiado no Brasil


"Contos em Viagem - Cabo Verde", produzido pelo Teatro Meridional, recebeu no Rio de Janeiro, Brasil o Prémio Revelação 2010 do Festival de Teatro de Língua Portuguesa, FESTLIP, noticiou hoje a Lusa.
Este é o segundo espectáculo da série Contos em Viagem, que parte do universo literário de cada um dos países lusófonos. Com dramaturgia de Natália Luiza e interpretação de Carla Galvão (texto) e Fernando Mota (música), reúne poemas de vários autores cabo-verdianos.